ParanáCine

Quarta-Feira, 23 de novembro de 2011.

Projeto Olho Vivo lança curta-metragem "Amor Fati"

divulgação

O lançamento do curta-metragem "Amor fati" (direção Marcelo Munhoz) será no dia 06 de dezembro, às 21 horas, na Cinemateca de Curitiba. A entrada é franca.

"Amor Fati"
(18 minutos. 2011. 35mm. Cores)

Sinopse
Amor Fati é uma expressão latina cuja tradução livre seria "amor ao destino". O filme mostra o momento de ruptura de Tomas, que recebe os amigos para um jantar. Mas o que ele realmente quer é um último encontro, uma despedida.


Ficha técnica
Elenco Leandro Daniel Colombo, Greice Barros, Giovana Soar e Luiz Felipe Leprevost
Direção e Edição Marcelo Munhoz
Assistência de Direção Julien Guimarães Coelho
Roteiro Juliana Sanson, Julien Guimarães Coelho e Marcelo Munhoz
História Original Juliana Sanson

Direção de Fotografia Luciano Coelho
Assistência de Fotografia Elisandro Dalcin
Direção de Arte Gladys Mariotto
Assistência de Arte Fabiola Bonofiglio
Direção de Produção Suzana Aragão
Produção Executiva Christiane Spode
Produção de Objetos Jannah Assis
Trilha Sonora Original Felipe Ribeiro

Design de Som e Mixagem Ulisses Galetto
Som Direto Roberto Oliveira
Design Gráfico Deborah Schwanke
Participação Especial João Falcão e Mazé Portugal
Parceria Luxx Casting

Maiores informações
Cinemateca de Curitiba - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174

Projeto Olho Vivo
Rua Piquiri, 737 conj.1 - Rebouças
CEP 80230-140 - Curitiba - PR
Fone: (41) 3015-1592 (41) 3015-1592
E-mail: projetoolhovivo@uol.com.br
www.projetoolhovivo.com.br


Processo Multiartes faz teste de elenco

Terça-Feira, 29 de novembro de 2011.

A Processo MultiArtes está em busca de novos atores e atrizes para um curta metragem. A faixa etária requisitada é entre 4 e 11 anos. O teste irá se realizar no dia 05 de dezembro.

 

Dois curtas paranaenses estão no V Festival Internacional de Cinema de Itu

Terça-Feira, 29 de novembro de 2011.

"Haruo Ohara" direção Rodrigo Grota e "Ovos de dinossauros na sala de estar" direção Rafael Urban estão na Mostra Competitiva de Curtas no V Festival Internacional de Cinema de Itu que começa amanhã, dia 30, na cidade de Itu/SP.

 

Mostra AVEC em Curitiba

Segunda-Feira, 28 de novembro de 2011.

A Mostra AVEC em Curitiba reune várias produções do audiovisual do Paraná e acontece na Cinemateca de 9 a 11 de dezembro. As sessões serão realizadas sempre às 16h e às 19h.

 

"Amor em tempos de guerra" já está disponível na internet

Segunda-Feira, 28 de novembro de 2011.

Já está disponível na internet o primeiro espisódio da minissérie "Amor em tempos de guerra", exibido ontem no Casos e Causos na Revista RPC.A minissérie, de direção de Beto Carminatti com coprodução da RPC, terá quatro capítulos.

 

"Circular" recebeu Menção Especial no Festival de Cinema Latino Americano de Flandes

Segunda-Feira, 28 de novembro de 2011.

O longa-metragem "Circular", direção coletiva de Aly Muritiba, Adriano Esturilho, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon, recebeu Menção Especial no Festival de Cinema Latino Americano de Flandes.

 

Mostravídeo Itaú Cultural na Cinemateca

Segunda-Feira, 28 de novembro de 2011.

Entre registros plásticos, reminiscências pessoais e coleções de objetos, gestos e lugares, os filmes da Mostravídeo Itaú Cultural, que serão exibidos na Cinemateca, às 19h30 desta terça-feira (29), entregam-se a esse jogo de captura e reconstrução do mundo. As produções oferecem ao espectador verdadeiros inventários, que parecem sujeitos apenas às leis dos movimentos, do ritmo e das formas que os animam. A classificação é 12 anos.

 

MON apresenta exposição "Translúcido - Imagens e Movimentos de Arthur Tuoto e João Krefer"

Segunda-Feira, 28 de novembro de 2011.

A abertura da exposição multimídia "Translúcido - Imagens e Movimentos de Arthur Tuoto e João Krefer", acontece neste próximo sábado dia 03 de novembro às 16h30, no Museu Oscar Niemeyer.

 

Paranaenses são premiados no 6º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões

Segunda-Feira, 28 de novembro de 2011.

"A fábrica", curta-metragem de Aly Muritiba, arrebatou quatro prêmios: MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Alex Rocca e Ana Deliberador, MELHOR ATOR: Andrew Knoll, MELHOR ATRIZ: Eloina Duvoisin e MELHOR DIRETOR: Aly Muritiba. Já o longa-metragem "Gol a Gol" de Fábio Allon e Adriano Esturilho levou dois prêmios: MELHOR FIGURINO: Paulo Vinicius e MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Guilherme Sant’Ana.

 

Estreia "Amor em tempos de guerra" na RPC

Sexta-Feira, 25 de novembro de 2011.

Estreia no próximo domingo (27), na Revista RPC, a minissérie "Amor em tempos de guerra", direção de Beto Carminatti coproduzido pela RPCTV.

 

Ciclo de Cinema Aeroporto apresenta "Cortina de fumaça"

Sexta-Feira, 25 de novembro de 2011.

No próximo sábado (26), às 16hs, o Ciclo de Cinema Aeroporto apresenta o filme de Rodrigo Mac Niven "Cortina de fumaça". A entrada é franca.

 

Museu Guido Viaro e Cineclube Espoletta apresentam o filme "Os desajustados"

Sexta-Feira, 25 de novembro de 2011.

O Cineclube Espoletta e o Museu Guido Viaro apresentam, dentro do Ciclo "Rebeldes Clássicos), o filme "Os Desajustados" do diretor John Huston. A exibição será no dia 26 de novembro às 17h30min no Museu Guido Viaro, em Curitiba.

 

Encerram-se amanhã as inscrições para o Prêmio Ibram de Roteiros Audiovisuais

Sexta-Feira, 25 de novembro de 2011.

As inscrições para o Prêmio Ibram de Roteiros Audiovisuais 2001 devem ser feitas até amanhã (26) através do SalicWeb, disponível na portal do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) e na página do Instituto Brasileiro de Museus (www.museus.gov.br).

 

"Bolpebra" e "Vó Maria" são selecionados para o II Festival de Documentários de Cachoeira

Quinta-Feira, 24 de novembro de 2011.

Foram dois curtas-metragens paranaenses selecionados para o CachoeiraDoc que acontecerá entre 7 e 11 de dezembro de 2011 no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo, em Cachoeira, Bahia.

 

Programa Conta Cultura da SEEC divulga lista de selecionados

Quinta-Feira, 24 de novembro de 2011.

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) divulgou a relação das propostas contempladas na 2ª edição da Conta Cultura, ação que visa facilitar a parceria entre empreendedores e empresas interessadas em patrocinar projetos culturais. Ao todo, foram inscritos 131 projetos, sendo que 112 estavam habilitados para concorrer.

 

Programação da 13ª Mostra Londrina de Cinema

Quinta-Feira, 24 de novembro de 2011.

A Mostra Londrina de Cinema, realizada entre 2 e 8 de dezembro de 2011, se tornou o festival mais antigo do Paraná e um dos que mais privilegiam a produção independente contemporânea. Há também espaço para filmes raros e clássicos não disponíveis no mercado de home vídeo. Todas as sessões sempre têm entrada franca.

 

Espaço de Arte promove Sessão Cinema e Psicanálise

Quinta-Feira, 24 de novembro de 2011.

A proposta desse trabalho é realizar a leitura psicanalítica do filme "Piaf: Um hino ao amor" sobre a vida da cantora Edith Piaf. Esse método de trabalho possibilita articulação de conceitos a partir da escuta dos diálogos, das histórias biográficas dos personagens e a leitura da direção do filme.

 

Aberto edital ETNODOC 2011

Quinta-Feira, 24 de novembro de 2011.

O Ministério da Cultura, o IPHAN, o Departamento do Patrimônio Imaterial, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, a Associação Cultural de Amigos do Museu Edison Carneiro e Petrobrás lançam hoje o Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos sobre Patrimônio Cultural Imaterial - ETNODOC Ano III.

 

Projeto Olho Vivo lança curta-metragem "Amor Fati"

Quarta-Feira, 23 de novembro de 2011.

O lançamento do curta-metragem "Amor fati" (direção Marcelo Munhoz) será no dia 06 de dezembro, às 21 horas, na Cinemateca de Curitiba. A entrada é franca.

 

Sai a lista de selecionados para a 13ª Mostra Londrina de Cinema

Quarta-Feira, 23 de novembro de 2011.

A Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina) divulgou a lista com os filmes selecionados para a 13a Mostra Londrina de Cinema, que nesse ano será realizada de 2 a 8 de dezembro nos Cinemas Lumière do Royal Plaza Shopping. Os filmes serão exibidos nos dias 3 e 4 de dezembro divididos em cinco sessões.

 

O cineclube Ahoramágica e o Tela da Vila apresentam: "O garoto" e "Lurdinha, a vendedora de sonhos"

Quarta-Feira, 23 de novembro de 2011.

No próximo domingo, dia 27 de novembro, às 17hs, o cineclube Ahoramágica e o Tela da Vila apresentam "O garoto" - direção Charles Chaplin e "Lurdinha, a vendedora de sonhos" - direção Cesar Cavalcanti. A entrada é franca.

 

Três curtas curitibanos selecionados para a IV Mostra Outros Cinemas

Quarta-Feira, 23 de novembro de 2011.

Os curtas curitibanos "A fábrica", de Aly Muritiba, "Deus" de João Krefer e "O garoto, o mar e o velho" de Marisa Merlo foram selecionados para a IV Mostra Outros Cinemas que será realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro em Fortaleza, Ceará.

 

"Carrapatos e Catapultas" em março no Cartoon Network

Quarta-Feira, 23 de novembro de 2011.

A série de animação "Carrapatos e Catapultas" do paranaense Almir Correia foi adquirido pelo canal a cabo Cartoon Network para ser exibido a partir de março de 2012. A série conta com 13 episódios que foram produzidos para o Projeto AnimaTV da rede Cultura em parceria com o Canal Brasil.

 

Mostra "Na Real" exibe documentários

Quarta-Feira, 23 de novembro de 2011.

"Na Real!" é a mostra de documentários realizada pelo Espaço de Arte, que acontece todo ano e que tem a intenção de fomentar o cinema documentário local. A mostra vai acontecer no dia 01 de dezembro às 19h. Em sua segunda edição, o evento contará com a presença de Solange Stecz, Erik Tavernaro e Melo Viana para um bate-papo de abertura, onde serão abordados os temas:

 

Jessica Candal lança seu documentário "O espelho de Ana" na Caixa Cultural

Sexta-Feira, 18 de novembro de 2011.

No próximo dia 22 de novembro acontece em Curitiba o lançamento do documentário média metragem "O Espelho de AnA". A exibição do primeiro filme dirigido pela curitibana Jessica Candal será na CAIXA Cultural às 19 horas.

 

Processo Multiartes apresenta Mostra em Processo na Cinemateca

Sexta-Feira, 18 de novembro de 2011.

A Processo MultiArtes desde a virada do milênio cria, pesquisa, produz e realiza projetos que transitam entre o teatro, o cinema, a música, a performance e a literatura.

 

Cineclube Papo Aberto apresenta "Sol na neblina" de Werner Schumann

Sexta-Feira, 18 de novembro de 2011.

O Cineclube Papo Aberto irá exibir o filme de Werner Schumann "Sol na neblina" na próxima terça (22), às 19:30h, na Biblioteca Cidadã na praia de Ipanema, litoral do Paraná.O filme foi gravado em Pontal do Paraná com parte do elenco e figurantes locais e será pela primeira vez exibido no estado.

 

Paranaenses são selecionados para a Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema

Sexta-Feira, 18 de novembro de 2011.

A Mostra de Cinema e Vídeo de Miracema (Miragem 2011) divulga a lista dos curtas selecionados para a sua sexta edição, que será realizada entre os dias 7, 8, 9 e 10 de dezembro, em Miracema do Tocantins e em mais 10 cidades do estado: Palmas, Pium, Tocantínia, Miranorte, Paraíso, Divinópolis, Guaraí, Araguaína, Gurupi e Cristalândia.

 

20/11 Olhar Compartilhado, no Mon

Sexta-Feira, 18 de novembro de 2011.

Museu da Imagem e do Som (MIS) apresentará uma visão sobre três obras audiovisuais expostas no Museu Oscar Niemeyer (MON) durante a 6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. As obras em vídeo serão exibidas e comentadas por convidados e após a exibição, acontecerá um debate com o público.

 

Projeto Olho Vivo exibe documentário "Preto no branco"

Quarta-Feira, 16 de novembro de 2011.

Em comemoração à Semana Nacional da Consciência Negra, o Museu da Imagem e do Som do Paraná promove a exibição do documentário longa-metragem "Preto no Branco – Negros em Curitiba". O evento ocorre no dia 17 de novembro às 19 horas no auditório da Biblioteca Pública do Paraná.

 

Dois longas paranaenses são premiados no 7º FestCineGoiânia

Segunda-Feira, 14 de novembro de 2011.

Dois longas paranaenses foram premiados no 7° FestcineGoiânia. "Circular" recebeu os prêmios de Melhor Roteiro (Adriano Esturilho, Aly Muritiba, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon), Melhor Ator (Marcel Szymanski) e Melhor Montagem (Diego Florentino). O filme "Iván - De Volta Para o Passado", de Guto Pasko, ganhou o prêmio de "Melhor Som" na Categoria Documentário de Longa-metragem, atribuido a Marquinhos Ribeiro (Captação) e Ulisses Galetto (Edição de Som).

 

Destaques da programação de cinema do Sesc Paço da Liberdade

Sexta-Feira, 11 de novembro de 2011.

Veja a programação de cinema do Sesc Paço da Liberdade para o mês de novembro. 12/11, sábado – 16h – gratuito | Rumos Itaú Cultural – Plataforma (Cinemata, Minas Gerais, 2010, 26 min, DVD) + CELLPHONE (Daniel Lisboa, Bahia, 2010, 15 min, DVD) + A Redação (Andréa Midori Simão e Thiago Faelli, São Paulo, 2010, 26min, DVD) + A Verdadeira História da Bailarina de Vermelho (Alessandra Colassanti e Samir Abujamra, Rio de Janeiro, 2010, 15 min) http://itaucultural.org.br/rumos

 

O cineclube Ahoramágica e o Tela da Vila apresentam: "Os Idiotas"

Sexta-Feira, 11 de novembro de 2011.

Neste domingo, dia 13 de novembro, às 17:00hs, o cineclube Ahoramágica e o Tela da Vila apresentam o filme "Os Idiotas" de Lars Von Trier.

 

Curtas paranaenses premiados no Curta Cinema 2011 - Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro

Terça-Feira, 08 de novembro de 2011.

Foram dois curtas premiados no Curta Cinema 2011 - Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro. O festival aconteceu de 27 de outubro a 06 de novembro.

 

"Casa" de João Krefer está disponível para download

Terça-Feira, 08 de novembro de 2011.

O diretor paranaense João Krefer está disponibilizando o seu mais recente curta-metragem "Casa" para download gratuito na internet.

 

Segunda edição da Mostra Animal é realizada neste fim de semana

Quinta-Feira, 03 de novembro de 2011.

Nos dias 5 e 6 de novembro acontecerá na Cinemateca de Curitiba a segunda edição da Mostra Internacional de Cinema pelos Animais. Com exibição de filmes de todos os formatos, longas, médias e curtas metragens, produzidos em diversas partes do mundo, por amadores e profissionais da área do cinema, a mostra dará oportunidade ao público de assistir e conhecer as diversas linguagens e pontos de vista relacionados ao movimento de proteção e respeito aos animais.

 

6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, na Cinemateca de Curitiba

Quinta-Feira, 03 de novembro de 2011.

Confira a programação: