ParanáCine

Quinta-Feira, 15 de janeiro de 2015.

Cineclube da Cinemateca abre espaço para clássicos e produções alternativas

"O Sangue", (1989) de Pedro Costa

Para manter vivo o interesse pelo cinema como arte e ampliar o público do espaço, a Fundação Cultural de Curitiba promove desde abril deste ano o Cineclube da Cinemateca. Organizado pelo Coletivo Atalante, um grupo independente que há dois anos desenvolve atividades em diferentes áreas culturais, a iniciativa tem repercutido positivamente.

O público é composto por pessoas de diversas áreas, como o advogado Giovanni Comodo, que frequenta cineclubes há um ano. Sempre acostumado a assistir a filmes sozinho, Giovanni mudou esse hábito quando descobriu a iniciativa e, desde então, é frequentador assíduo. "A interação com os outros dá uma caráter diferente às sessões pois compartilhamos impressões e sentimos a experiência juntos. Isso é enriquecedor, ainda mais quando se trata de filmes desafiadores", diz ele.


Cauby Monteiro, um dos organizadores do Cineclube, afirma a importância dessa revalorização. "Os cineclubes começaram no século XX na França e sempre tiveram uma função educativa. Cada sessão do cineclube é uma grande sala de aula, na qual os programadores fazem comentários sobre os filmes exibidos e retomam seu contexto e meio de expressão, que reflete questões culturais e sociais", explica Cauby.

Os filmes exibidos fazem parte de um ciclo específico, seja do diretor ou temática que o envolve, e são exibidos quinzenalmente nos sábados, às 15h. Neste ano, as sessões contaram com clássicos como Boccaccio '70, um romance de 1962 inspirando-se no Decameron e dirigido por quatro mestres do cinema italiano, além de ciclos que homenagearam diretores exponenciais, com sessões dos filmes que mais sintetizam suas obras, como Joseph H. Lewis durante o mês de setembro e Howard Hawks em outubro.


Para Marcos Stankievicz Saboia, responsável pelo acervo de filmes da Cinemateca de Curitiba há 13 anos, o cinema de rua causa uma experiência coletiva e permanece com um público cativo. "A Cinemateca e o Cine Guarani são lugares de troca e produção cultural, pontos de encontro de cineastas e cinéfilos", comenta.

O tradicional hábito de frequentar cinemas de rua perdeu força no decorrer dos anos. Segundo dados divulgados pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), desde 1975 foram fechadas quase mil salas de cinema no Brasil. Seja pelo caráter comercial adquirido pela arte, que passou aos shoppings e meios de consumo, ou pela facilidade de assistir filmes em casa, o público que permanece ocupando as antigas poltronas se verticalizou e corresponde, na grande maioria, aos que apreciam clássicos, filmes alternativos e cinema local.


O Cineclube da Cinemateca retorna em janeiro de 2015 com a seguinte programação:
17/01 – "Mal dos Trópicos" (2004) de Apichatpong Weerasethakul
31/01 – "O Sangue", (1989) de Pedro Costa

Além dos ciclos do Cineclube, a Cinemateca e o Cine Guarani têm promovido semanalmente mostras temáticas e gratuitas, para todos os gostos do público. A programação completa você encontra em www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/agenda/cinema.

Serviço
Entrada Gratuita
Cinemateca de Curitiba
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 Curitiba
Contatos: (41) 3321-3252

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba


CAIXA Cultural Curitiba: Mostra CAIXA de cinema

Quarta-Feira, 28 de janeiro de 2015.

Mostra CAIXA de Cinema reúne ficções e documentários paranaenses em sessões que combinam curtas e longas. Serão três curtas-metragens de ficção e quatro documentários em longa-metragem realizados por cineastas paranaenses e produzidos entre 2011 e 2015 com incentivo da CAIXA por intermédio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.

 

ACTING - Atuação para cinema e TV - intensivo de férias

Quarta-Feira, 28 de janeiro de 2015.

Hollywood Film Academy está ofertando curso que ensina na prática as técnicas de atuação mais modernas do cinema e televisão da atualidade num curso intensivo ministrado pelo premiado ator Andrew Knoll.

 

Cinemateca de Curitiba exibe Mostra de Cinema Argentino – Ricardo Darin

Segunda-Feira, 26 de janeiro de 2015.

Uma realização em parceria com o Centro Cultural da Espanha, a Mostra de Cinema Argentino, traz filmes com Ricardo Darin. A mostra acontece de 29 a 1º de fevereiro, na Cinetameca de Curitiba. A entrada é gratuita e as sessões acontecem às 20h.

 

Abertas as inscrições para a Oficina de Realização em Cinema em Londrina

Segunda-Feira, 26 de janeiro de 2015.

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Realização em Cinema a ser promovida pela produtora Kinopus em parceria com o Sesi Cultura em Londrina. A Oficina irá resultar em um curta-metragem a ser produzido pelos alunos após uma carga horária de 60 horas entre os dias 9 e 28 de março.

 

Lançamento do filme "Maé da Cuica" em Curitiba

Quinta-Feira, 22 de janeiro de 2015.

A exibição do documentário "Maé da Cuica" acontece na Cinemateca de Curitiba, no dia 24, às 16h. A entrada é gratuita.

 

Últimos dias em cartaz do documentário "Feito à lápis"

Quinta-Feira, 22 de janeiro de 2015.

Está em cartaz até amanhã (23), na Cinemateca de Curitiba, o documentário paranaense "Feito a Lápis", de Vinicius Camilo e Gabriel Eloi. Entrada gratuita.

 

Produtora "O Quadro" faz teste de elenco

Quarta-Feira, 21 de janeiro de 2015.

A produtora curitibana O Quadro reabriu a chamada para testes de atores e atrizes para seu primeiro longa-metragem. As filmagens acontecerão entre a última semana de fevereiro e as primeiras semanas de março em Curitiba e os testes acontecerão até o dia 25 de janeiro.

 

Classificados ParanáCine: Oficinas de interpretação para cinema e TV da Tambor Multiartes

Quarta-Feira, 21 de janeiro de 2015.

As Oficinas de Interpretação para Cinema e TV da Tambor Multiartes são ministradas pelo ator, diretor e preparador de elenco Marcelo Munhoz, que coordenou o Olho Vivo, centro de formação, pesquisa e produção audiovisual pioneiro em Curitiba.

 

"Contraponto" estreia hoje na Cinemateca de Curitiba

Terça-Feira, 20 de janeiro de 2015.

Realizado durante uma das últimas edições da Oficina de Música, o filme observa modos radicalmente distintos de se pensar e fazer música. Com direção de João Marcelo Gomes e produção da Grafo Av, o documentário estreia hoje (20), às 19h, na Cinemateca de Curitiba.

 

Longa paranaense faz estreia mundial no Festival de Roterdã

Segunda-Feira, 19 de janeiro de 2015.

"O Touro" (The Bull), o primeiro longa-metragem da diretora Larissa Figueiredo, foi selecionado para o Festival de Roterdã, na Holanda.

 

Coleção Olho Vivo é lançada na CAIXA Cultural Curitiba

Segunda-Feira, 19 de janeiro de 2015.

A Coleção Olho Vivo - Box reúne 20 documentários produzidos pelo Projeto Olho Vivo em oficinas realizadas com crianças e adolescentes ao longo de dez anos - entre 2003 e 2012, em Curitiba.

 

Cineclube da Cinemateca abre espaço para clássicos e produções alternativas

Quinta-Feira, 15 de janeiro de 2015.

Para manter vivo o interesse pelo cinema como arte e ampliar o público do espaço, a Fundação Cultural de Curitiba promove desde abril deste ano o Cineclube da Cinemateca. Organizado pelo Coletivo Atalante, um grupo independente que há dois anos desenvolve atividades em diferentes áreas culturais, a iniciativa tem repercutido positivamente.

 

Classificados ParanáCine: vaga de assistente de produção para Curitiba

Terça-Feira, 13 de janeiro de 2015.

A produtora curitibana Diadorim Filmes está procurando um(a) assistente(a) de produção. Interessados devem mandar currículo para diadorim@diadorimfilmes.com.

 

Veja a programação de filmes da 33ª Oficina de Música

Terça-Feira, 13 de janeiro de 2015.

A Cinemateca de Curitiba exibe até o dia 28 de janeiro filmes de temática musical dentro da programação da 33ª Oficina de Música de Curitiba. Veja a programação completa:

 

Curta "Brasil" é premiado em festival francês

Segunda-Feira, 12 de janeiro de 2015.

"Brasil", curta-metragem paranaense dirigido por Aly Muritiba, recebeu o grande prêmio do júri no Festa Film, Festival du Cinéma Lusophone et Francophone de Montpellier. O festival aconteceu de 18 a 21 de dezembro de 2014.

 

Oficina de Cinema - Intensivo de férias no Espaço de Arte

Segunda-Feira, 12 de janeiro de 2015.

O Espaço de Artes oferece um curso para compreender o CINEMA como indústria de entretenimento e como expressão artística, através de seu retrospecto histórico e cultural, bem como pela análise da sua realização prática.