ParanáCine

Terça-Feira, 15 de maio de 2012.

I Seminário de Cinema Contemporâneo de Curitiba

O festival OLHAR DE CINEMA estará realizando na cidade de Curitiba o I Seminário de Cinema Contemporâneo de Curitiba, uma ação gratuita que trará para a cidade diversos profissionais de cinema para falar de temas variados. O evento acontece de 29 de maio a 2 de junho no Sesc Paço da LIberdade.

divulgação

O tema Realização Criativa é a espinha dorsal do I Seminário de Cinema Contemporâneo de Curitiba composto por quatro mesas e um workshop. Em cada uma das ações, profissionais e pensadores do cinema discorrem sobre temas específicos, tais como produção, distribuição, venda, limitações orçamentárias, etc. sempre tendo como linha mestra o conceito de Realização Criativa, no sentido de que, para se fazer/exibir cinema independente, é preciso encarar todos os processos da cadeia produtiva como uma atividade criativa e intrinsecamente artística, mesmo aquelas mais burocráticas.


Um dos convidados é o engenheiro da Sony Eryk Soares que irá trazer as novas câmeras da Sony com sensor 35mm para demonstração e explicação das suas funcionalidades.

Em outra mesa redondaserá composta por Alberto Flaksman (ANCINE), Adhemar Oliveira (exibidor responsável pelo Espaço Itaú de Cinema), Luana Melgaço (da Teia) e Silvia Cruz (da distribuidora Vitrine Filmes) para discutir sobre O FILME E SEU PÚBLICO.

Entre os convidados também estarão presentes Cláudia Natividade (produtora do Estômago), Milton Durski (dono da rede de cinema CinePlus) e Frederico Machado (da distribuidora Lume Filmes) falam sobre DISTRIBUIÇÃO E VENDAS DE CURTAS E LONGAS METRAGENS.


As vagas são limitadas a 56 lugares por mesa. Não há inscrição, não há reserva, quem chegar primeiro poderá participar.

Maiores informações:
http://olhardecinema.com.br/seminario/

Programação

SESC Paço da Liberdade


1° DIA - TECNOLOGIAS E FLUXOS DE PRODUÇÃO DE CINEMA DIGITAL COM CÂMERAS SUPER 35mm DIGITAL HD E 4K
Data: 29 de maio | das 13h30 as 15h30
Uma visão geral das tecnologias e produtos para a produção de filmes em digital com captação de imagens fazendo uso de sensores super 35mm. Uma amostra das opções que viabilizam todos os tipos de produções, desde baixo custo orçamentário com captação em HD (High Definition) até 4K para grandes produções. Um panorama geral das opções de como se trabalhar o conteúdo de cada tecnologia em seus fluxos de trabalho, a fim de ofertar agilidade e viabilizar os trabalhos desde a captação, produção até a pós-produção.


ORIENTADOR

Erick Soares / Sony


2° DIA - O FILME E SEU PÚBLICO
Data: 30 de maio | das 13h30 as 15h30
Entre o ato de criação/emissão e o de recepção de um filme há um longo percurso. E não são raros os casos de filmes que, mesmo filmados e montados, nunca terminam, porque nunca chegam a seu público. Por que filmes independentes não conseguem distribuição adequada? Qual a visão do público de cinema no Brasil? Quais as estratégias para lançar um filme que está à margem do senso estético dominante?


PALESTRANTES

Adhemar Oliveira
Exibidor há 20 anos. Criador dos projetos de formação de plateia como Escola no Cinema, Curta Petrobras às 18h, e as Ações Culturais, formadas pelas sessões especiais Clube do Professor, Sessão Popular, Sessão Latina e Clubes 3.ª Idade e Jovem. Programador de 24 cinemas do Espaço Itaú, totalizando 119 salas. Também é distribuidor de filmes independentes através da Espaço Filmes.

Alberto Flaksman
Roteirista e produtor de cinema. Foi assessor da diretoria e superintendente da Embrafilme. Produtor executivo de filmes como A GRANDE ARTE (1991), de Walter Sales, EU TE AMO (1981), de Arnaldo Jabor. Entre 1985 e 1992, foi diretor e produtor executivo da Videofilmes. É assessor internacional da Ancine, além de coordenar e lecionar no curso de Formação Executiva em Cinema e TV (Film & Television Business) da Fundação Getúlio Vargas.

Luana Melgaço
De Belo Horizonte. Desde 2005 é produtora na empresa Teia, que produziu os filmes O CÉU SOBRE OS OMBROS (Sergio Borges), GIRIMUNHO (Clarissa Campolina, Helvécio Marins Jr) e QUANDO TODOS ACIDENTES ACONTECEM (Alexandre Veras / Alumbramento).


Silvia Cruz

Iniciou sua carreira na distribuidora Pandora Filmes em 2004. Atuou na área de exibição no Cine Belas Artes. Entre 2008 e 2010 trabalhou na distribuidora Europa Filmes e na produtora Coração da Selva. Recentemente, fundou a Vitrine Filmes, que atua na distribuição de filmes brasileiros e em seus dois primeiros anos distribuiu 15 títulos nacionais.


3° DIA - DIRETOR, LINGUAGENS E OS MODOS ALTERNATIVOS DE PRODUÇÃO
Data: 31 de maio | das 13h30 as 15h30
Com a chegada do digital e o barateamento da produção, formas alternativas de realização de filmes tornaram-se comuns. Mas que modos de trabalho são esses? É possível identificá-los, catalogá-los, categorizá-los? É desejável fazê-lo? Em que medida estes modos alternativos de produção determinam o modo de pensar o filme, e, porque não, o cinema? Como o cineasta usa o baixo orçamento a seu favor? O modo de produção alternativo gera certa condescendência por parte da crítica para com os filmes mais baratos?


PALESTRANTES

André da Costa Pinto
André da Costa Pinto é jornalista, realizador audiovisual e coordenador de Audiovisual do DECOM/UEPB. Dirigiu, produziu e roteirizou os curtas A ENCOMENDA DO BICHO MEDONHO, AMANDA E MONICK e À MINHA AMIGA: UM BREVE RELATO SOBRE NÓS. É idealizador e coordenador do Comunicurtas UEPB – Festival Audiovisual de Campina Grande.

Fernanda Peñarrita

Produtora e socióloga boliviana, já produziu cinco longas metragens. Atualmente é produtora executiva do projeto documental DURAZNO realizado com inovadoras formas de financiamento e realização, como o crowdfunding, incorporando conceitos de cinema orgânico e ecológico. É professora de produção na Escola de Cinema de El Alto.

Hernani Heffner
Formado em comunicação social – habilitação Cinema pela UFF – desenvolveu levantamentos e pesquisas em torno da história do cinema brasileiro junto à Cinédia Estúdios. Curador de Documentação e Pesquisa da Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), transferindo-se para o arquivo de filmes da mesma instituição, onde atua no departamento de conservação de filmes. É professor da PUC e da UFF.


4° DIA - DISTRIBUIÇÃO E VENDAS DE CURTAS E LONGAS METRAGENS
Data: 01 de junho | das 13h30 as 15h30
Um dos grandes gargalos da cadeia produtiva do cinema nacional é a distribuição. Dentre os mais de 160 longas metragens feitos anualmente no Brasil, um quarto chega às salas de cinema, e destes, poucos ultrapassam a barreira dos 100 mil espectadores. Quais os caminhos para distribuição internacional? O Brasil tem alguma força no mercado internacional? Os curtas e longas brasileiros estão preparados para o mercado global? Qual o nicho de público do cinema independente no Brasil e fora dele?


PALESTRANTES

Frederico Machado
Cineasta, produtor, fotógrafo, montador, distribuidor e exibidor. Ganhou mais de 100 prêmios internacionais com seus curtas metragens. É um dos sócios da Lume Filmes, distribuidora com mais de 200 filmes lançados no mercado brasileiro, e criador e organizador geral do Festival Internacional Lume de Cinema. Finaliza no momento seu primeiro longa metragem, O EXERCÍCIO DO CAOS.

Cláudia da Natividade
Formada em filosofia e mestre em ciências sociais pela UFPR com especialização em ciência política. Em 2000 funda a produtora Zencrane Filmes. Seu primeiro longa de ficção, ESTÔMAGO, arrebatou 36 prêmios, sendo 17 deles internacionais, e foi vendido para 25 países.

Milton Alexandre Durski
Graduado em administração de empresas pela Universidade Positivo, é criador e Gerente Comercial da rede de cinema Cineplus.

5° DIA - POLÍTICAS DE DESCENTRALIZAÇÃO PARA O AUDIOVISUAL
Data: 02 de junho | das 13h30 as 15h30
Tendo em conta as proporções continentais do Brasil e a concentração dos recursos financeiros, profissionais e salas de cinema em uma única região do país, o governo federal vem atuando no sentido de descentralizar o acesso aos recursos públicos que possibilitem aos produtores culturais produzir em seus próprios estados e cidades. O mesmo problema acontece no estado do Paraná, em que os recursos destinados à produção audiovisual se concentram principalmente em Curitiba. Neste sentido, a mesa Políticas de Descentralização Para o Audiovisual promove o diálogo a respeito do tema.


PALESTRANTES

Fernando Severo
Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFPR) e pós-graduado em Comunicação e Cultura (UTFPR). Ganhou mais de 60 prêmios como diretor de curtas, médias e longas metragem, roteirista e montador, Realizador de filmes de longa, curta e média-metragem como diretor, roteirista e montador, tornando-se um dos mais importantes cineastas paranaenses. Ele também é professor de cinema na FAP e na PUCPR. Desde 2011 ele é o diretor do Museu da Imagem e Som do Paraná.


Guto Pasko

É diretor e roteirista de cinema e TV, sócio fundador da produtora GP7 Cinema. Foi Presidente da AVEC – Associação de Vídeo e Cinema do Paraná e atualmente atua com Diretor de Articulação Política e Integração da ABD Nacional. Dirigiu os documentários de longa metragens MADE IN UCRANIA – OS UCRANIANOS NO PARANÁ e IVÁN – DE VOLTA PARA O PASSADO.


Festival Internacional de Cinema de Curitiba - Programa Quinta-feira

Quinta-Feira, 31 de maio de 2012.

Não perca a programação do Festival Internacional de Cinema de Curitiba. O festival começou no dia 29 e vai até o dia 04 de junho.

 

O cineclube londrinense Tela da Vila/Ahoramágica apresenta "Las Acácias"

Quinta-Feira, 31 de maio de 2012.

Neste domingo, dia 03 de junho, às 17h, o Tela da Vila/Ahoramágica apresenta "Las Acácias" (Pablo Giorgelli, Argentina/Espanha, 2011, 82 min), na Vila Cultural Alma Brasil. Cultura Popular e Estéticas Cinematográficas serão os temas abordados em 2012, que têm como objetivo transitar pela heterogeneidade e pela diversidade, na possibilidade de conhecer alternativas estéticas em relação à grande indústria cinematográfica - isto é, tornando o cinema uma experiência compartilhada e amplamente acessível.

 

Festival Internacional de Cinema de Curitiba - Programa Quarta-feira

Quarta-Feira, 30 de maio de 2012.

Não perca a programação do Festival Internacional de Cinema de Curitiba. O festival começou ontem (29) e vai até o dia 04 de junho.

 

Paranaenses estão nas mostras temáticas e competitivas do Cinesul 2012

Terça-Feira, 29 de maio de 2012.

O CINESUL - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo 2012, na sua 19ª edição terá 68 filmes nas mostras competitivas: 33 brasileiros e 35 internacionais. Dentre os longas-metragens da competitiva está o paranaense "Iván - de volta para o passado", do diretor Guto Pasko.

 

Começa hoje o Festival Internacional de Cinema de Curitiba

Terça-Feira, 29 de maio de 2012.

O festival Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba começa hoje e vai até o dia 4 de junho. Serão 72 filmes representando 22 países, incluindo obras premiadas em importantes festivais internacionais, produções totalmente inéditas no Brasil, e uma histórica retrospectiva John Cassavetes em cópias novas 35 mm. Tudo grátis.

 

Classificados ParanáCine: Teste de elenco para filme em Curitiba

Terça-Feira, 29 de maio de 2012.

O teste de elenco é para o filme "Casa de bonecas". A produção do curta curitibano está procurando crianças do sexo feminino de 4 a 12 anos.

 

Documentário "Dá pro Gasto" estreia no Canal Futura

Terça-Feira, 29 de maio de 2012.

O documentário "Dá pro Gasto", do diretor Dago Schelin, será exibido pela primeira vez no Canal Futura. A exibição acontece na próxima quinta-feira, dia 31 de maio, às 14h30 e 23h30. A produção é da Processo Multiartes.

 

Museu Guido Viaro e Cineclube Espoletta apresentam o filme "Noites de Cabíria"

Sexta-Feira, 25 de maio de 2012.

O Cineclube Espoletta e o Museu Guido Viaro apresentam, dentro do Ciclo Fellini, o filme "Noites de Cabíria" do diretor Frederico Fellini. A exibição será no dia 26 de maio, às 17h30min, no Museu Guido Viaro, em Curitiba.

 

O cineclube londrinense Tela da Vila/Ahoramágica apresenta "Turista Aprendiz" do grupo A Barca

Sexta-Feira, 25 de maio de 2012.

Neste domingo, dia 27 de maio, às 17h, o Tela da Vila/Ahoramágica apresenta Turista Aprendiz (A Barca, BRA, 2007, 120 min), na Vila Cultural Alma Brasil. Cultura Popular e Estéticas Cinematográficas serão os temas abordados em 2012, que têm como objetivo transitar pela heterogeneidade e pela diversidade, na possibilidade de conhecer alternativas estéticas em relação à grande indústria cinematográfica - isto é, tornando o cinema uma experiência compartilhada e amplamente acessível.

 

Cineclube Contramão apresenta "Quanto mais quente melhor"

Sexta-Feira, 25 de maio de 2012.

"Quanto mais quente melhor" dirigido por Billy Wilde será exibido no próximo sábado (26), às 18h, no Espaço Cinevideo, em Curitiba. A entrada é franca.

 

Classificados ParanáCine: Precisa-se de roteirista para longa-metragem

Sexta-Feira, 25 de maio de 2012.

Precisa-se de roteiristas - possivelmente dois - para terminar roteiro com ideia já pré-concebida. O filme é um longa-metragem cuja temática é o antifascismo.

 

Cineclube Kinoclown apresenta “Primary” de Robert Drew

Quinta-Feira, 24 de maio de 2012.

O Cineclube Kinoclown apresenta no dia 26, às 19hs, o filme "Primary" (1960), do diretor Robert Drew.

 

(trans)cinema apresenta: "Era uma vez em Tóquio" de Yasujiro Ozu

Quinta-Feira, 24 de maio de 2012.

Coletivo Atalante e Espaço de Arte apresentam o projeto (trans)cinema - Diálogos entre cinema, arte e humanidades que acontecerá durante às sextas-feiras de abril e maio em Curitiba. O filme selecionado para o dia 25 de maio é "Era uma vez em Tóquio" de Yasujiro Ozu.

 

Últimos dias de inscrições para o 3° programa A Grande Ideia Brasil do Canal Brasil

Quinta-Feira, 24 de maio de 2012.

Faltam 7 dias para as inscrições se encerrarem do 3° programa A Grande Ideia Brasil do Canal Brasil. O vídeos podem ser enviados até 31 de maio.

 

"Super Hiper Mega Carrapato" é o próximo espisódio de Carrapatos e Catapultas no Cartoon Network

Quinta-Feira, 24 de maio de 2012.

O episódio que irá ao ar no próximo domingo (27) no Cartoon Network será "Super Hiper Mega Carrapato". A série de animação Carrapatos e Catapultas do diretor Almir Correia é exibido sempre às 9h45.

 

Após quatro anos a roteirista e dramaturga Ana Johann finaliza “Um filme para Dirceu”

Quarta-Feira, 23 de maio de 2012.

Depois de acompanhar a vida do personagem Dirceu Cieslinski, natural de São Bento do Sul (SC) durante três anos (1095 dias), a roteirista e dramaturga Ana Johann está concluiu a edição do filme. O documentário com 80 minutos de duração reúne muitos personagens entre São Bento do Sul e Curitiba, incluindo uma gravação especial com Teodoro da Dupla Teodoro & Sampaio em Londrina.

 

Kinoarte inicia seleção de elenco para filme 3D e seriado policial

Quarta-Feira, 23 de maio de 2012.

A Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina) está em processo de seleção de elenco para dois novos projetos: "O Castelo", curta de terror inspirado em Franz Kafka; e "Assalto ao Banestado", narrativa policial inspirada em um crime ocorrido em Londrina no final dos anos 1980.

 

Ciclo de Cinema Aeroporto apresenta o filme "Saga Cidade"

Quarta-Feira, 23 de maio de 2012.

O Ciclo de Cinema Aeroporto apresenta, no dia 26, o documentário "Saga Cidade", produção local que contempla personagens singulares da cena londrinense através de diferentes temporalidades e perspectivas de vida. A sessão contará com os comentários do diretor da produção, Luis Henrique Mioto.

 

"Pequenos" estreia no 16º Cultura Inglesa Festival

Terça-Feira, 22 de maio de 2012.

Dia 26 de maio, sábado, às 21h30, o curta "Pequenos", da produtora O Quadro, vai estrear em São Paulo no 16o. Cultura Inglesa Festival. A sessão será no Cine Livraria Cultura.

 

"Ovos de dinossauro na sala de estar" está na Noruega

Terça-Feira, 22 de maio de 2012.

O curta do diretor Rafael Urban cruzou o oceano mais uma vez e será exibido no kortfilmfestivalen The Norwegian Short Film Festival que acontece de 13 a 17 de junho.

 

Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba começa em 7 dias

Terça-Feira, 22 de maio de 2012.

Serão 72 filmes representando 22 países, incluindo obras premiadas em importantes festivais internacionais, produções totalmente inéditas no Brasil, e uma histórica retrospectiva John Cassavetes em cópias novas 35 mm. Tudo grátis.

 

Longa e curta paranaenses são selecionados no Cinesul 2012

Segunda-Feira, 21 de maio de 2012.

O longa paranaense do diretor Guto Pasko, "Iván - de volta para o passado", está entre os três longas metragens nacionais selecionados para a competitiva oficial do CINESUL 2012 - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo que acontecerá no Rio de Janeiro no mês de junho.

 

Museu Guido Viaro e Cineclube Espoletta apresentam o filme "A estrada da vida"

Sexta-Feira, 18 de maio de 2012.

O Cineclube Espoletta e o Museu Guido Viaro apresentam, dentro do ciclo Fellini, o filme "A estrada da vida" do diretor Frederico Fellini. A exibição será no dia 19 de maio, às 17h30min, no Museu Guido Viaro, em Curitiba.

 

Inscrições abertas para o tr3s.com 2012

Sexta-Feira, 18 de maio de 2012.

A democratização do audiovisual revelou uma nova geração de autores que realizam seus vídeos a partir de celulares, webcams, câmeras digitais e outros dispositivos móveis e compartilham suas criações em canais de difusão e nas mídias sociais.

 

Diretor Bruno Surian tem sua estreia em festival cearense

Sexta-Feira, 18 de maio de 2012.

"Em terra de cego", curta-metragem de estreia do diretor Bruno Surian, fará sua primeira exibição nacional na segunda edição do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, realizado no Estado do Ceará.

 

Cinemateca de Curitiba apresenta filmes que denunciam abuso sexual contra crianças e adolescentes

Sexta-Feira, 18 de maio de 2012.

Hoje, 18 de maio, é marcado como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Para lembrar a data, a Cinemateca de Curitiba exibe filmes que abordam essa temática. A programação é uma parceria da Fundação Cultural de Curitiba, Secretarias de Estado da Cultura, Família e Desenvolvimento Social e Turismo, Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente e Comissão Interinstitucional de Enfrentamento às Violências.

 

1º Festival "Cinema pela verdade" promove debate sobre a ditadura militar nas principais universidades do país

Quinta-Feira, 17 de maio de 2012.

Durante os meses de maio e junho, as principais universidades do país serão palco para o primeiro festival "Cinema pela Verdade", realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia.

 

O cineclube londrinense Tela da Vila/Ahoramágica apresenta "Andrei Rublev"

Quinta-Feira, 17 de maio de 2012.

Neste domingo, dia 20 de maio, às 17h, o Tela da Vila/Ahoramágica apresentam "Andrei Rublev", direção Andrei Tarkovski (Rússia, 1969, 205 min) na Vila Cultural Alma Brasil. Cultura Popular e Estéticas Cinematográficas serão os temas abordados em 2012, que têm como objetivo transitar pela heterogeneidade e pela diversidade, na possibilidade de conhecer alternativas estéticas em relação à grande indústria cinematográfica - isto é, tornando o cinema uma experiência compartilhada e amplamente acessível.

 

Promoção ganhe ingressos para pré-estreia do filme "Flores do oriente"

Quinta-Feira, 17 de maio de 2012.

O site CineOrna está com mais uma promoção: sorteio de ingressos para a pré-estreia do filme "Flores do oriente", direção de Zhang Yimou.

 

Edital de Vídeos de Ficção para Pontos de Cultura

Quarta-Feira, 16 de maio de 2012.

O Laboratório Cultura Viva está com mais um edital aberto voltado à produção audiovisual dos Pontos e Pontões de Cultura, desta vez para obras de ficção, nas categorias produção e finalização.

 

Espaço de Arte abre inscrições para o curso Identidade Visual para Cinema

Quarta-Feira, 16 de maio de 2012.

O objetivo desse Workshop é apresentar os elementos de criação da identidade visual de um filme, utilizando noções básicas da linguagem visual para desenvolver o material gráfico de divulgação de um projeto audiovisual.

 

Classificados ParanáCine: Casting para curta-metragem em Curitiba

Quarta-Feira, 16 de maio de 2012.

Alunos do curso de Cinema e Vídeo da Faculdade de Artes do Paraná estão selecionando atrizes e atores para participar de um curta-metragem de humor "A Convenção". O casting acontece no dia 21 de maio, das 14 às 18h, e será realizado como exercício da disciplina de Direção Audiovisual I.

 

(trans)cinema apresenta: "Cópia Fiel" de Abbas Kiarostami

Quarta-Feira, 16 de maio de 2012.

Coletivo Atalante e Espaço de Arte apresentam o projeto (trans)cinema - Diálogos entre cinema, arte e humanidades que acontecerá durante às sextas-feiras de abril e maio em Curitiba. O filme selecionado para o dia 18 de maio é "Cópia Fiel" de Abbas Kiarostami.

 

Curta de Karla Nascimento é selecionado para realizar transfer pelo CTAV

Terça-Feira, 15 de maio de 2012.

O documentário "Pelos Traços de Poty" foi um dos três selecionados para realizar serviço de transfer pelo CTAV. O curta-metragem de 15' tem direção de Karla Nascimento, direção de fotografia de Beto Carminatti, trilha original de Rodrigo Janiszewiski e FabianoO´Tiziu.

 

I Seminário de Cinema Contemporâneo de Curitiba

Terça-Feira, 15 de maio de 2012.

O festival OLHAR DE CINEMA estará realizando na cidade de Curitiba o I Seminário de Cinema Contemporâneo de Curitiba, uma ação gratuita que trará para a cidade diversos profissionais de cinema para falar de temas variados. O evento acontece de 29 de maio a 2 de junho no Sesc Paço da LIberdade.

 

Projeto Olho Vivo abre inscrições para Oficina Gratuita de Documentário - Kino Clown

Terça-Feira, 15 de maio de 2012.

O Projeto "Kino-Clown, Sob o Risco do Ridículo", por meio doPrograma de Apoio e Incentivo à Cultura - PAIC da Prefeitura Municipal de Curitiba, oferece gratuitamente 10 vagas para a oficina de captação de imagens e sons para documentário.

 

Abertas as incrições para curso gratuito de realização cinematográfica

Segunda-Feira, 14 de maio de 2012.

Estão abertas as inscrições para o "Curso de realização cinematográfica" organizado pelo cineclube Ahoramágica e o Núcleo de Comunicação Popular e Comuntária da AlmA, que integra o projeto Roda Memória deste ano.

 

Cinemateca apresenta História e Cinema: Narrativas do passado

Segunda-Feira, 14 de maio de 2012.

A Semana de História do Curso de História da Universidade Tuiuti do Paraná é um evento de extensão universitária em parceria com a Cinemateca de Curitiba e acontece de 14 a 17 de maio. Haverá debate e discussão de filmes em DVD e 35mm.

 

Abertas as inscrições para a 14ª Mostra Londrina de Cinema

Segunda-Feira, 14 de maio de 2012.

Estão abertas até 7 de julho as inscrições para a 14ª Mostra Londrina de Cinema, que nesse ano será de 7 a 13 de setembro. Os filmes irão concorrer ao Troféu Udihara em 15 categorias divididas entre as Competitivas Nacional, Paranaense e Londrinense de Curtas.

 

Museu Guido Viaro e Cineclube Espoletta apresentam o filme "O incrível exército de Brancaleone"

Sexta-Feira, 11 de maio de 2012.

O Cineclube Espoletta e o Museu Guido Viaro apresentam o filme "O incrível exército de Brancaleone" do diretor Mario Monicelli. A exibição será no dia 12 de maio, às 17h30min, no Museu Guido Viaro, em Curitiba.

 

Ciclo de Cinema Aeroporto apresenta o filme "Terra deu, terra come"

Sexta-Feira, 11 de maio de 2012.

O Ciclo de Cinema Aeroporto apresenta, no dia 12, o filme "Terra deu, terra come", direção Rodrigo Siqueira. O ciclo de cinema é realizado no Aeroporto Gov. José Richa, em Londrina, e tem entrada franca.

 

Programação para a III Mostra de Cinema Europeu de Curitiba

Sexta-Feira, 11 de maio de 2012.

A III Mostra de Cinema Europeu de Curitiba acontece de 15 a 19 de maio, no Goethe Institut de Curitiba. Filmes de diversas nacionalidades serão exibidos dentro da mostra. A entrada é franca.

 

Estão abertas as inscrições para o 8º Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super8 de Curitiba

Quinta-Feira, 10 de maio de 2012.

As inscrições para o 8º Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super8 de Curitiba vão até o dia 31 de julho. O 8º Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super8 de Curitiba é o único festival exclusivamente dedicado ao super8 da América Latina e o único festival de cinema regular e consolidado da cidade de Curitiba.

 

O cineclube londrinense Tela da Vila/Ahoramágica apresenta “O Milagre de Santa Luzia”

Quinta-Feira, 10 de maio de 2012.

Neste domingo, dia 13 de maio, às 17h, o Tela da Vila/Ahoramágica retoma suas sessões semanais na Vila Cultural Alma Brasil. Cultura Popular e Estéticas Cinematográficas serão os temas abordados em 2012, que têm como objetivo transitar pela heterogeneidade e pela diversidade, na possibilidade de conhecer alternativas estéticas em relação à grande indústria cinematográfica - isto é, tornando o cinema uma experiência compartilhada e amplamente acessível.

 

(trans)cinema apresenta: "Ascensão de Luis XIV" de Roberto Rossellini

Quinta-Feira, 10 de maio de 2012.

Coletivo Atalante e Espaço de Arte apresentam o projeto (trans)cinema - Diálogos entre cinema, arte e humanidades que acontecerá durante às sextas-feiras de abril e maio em Curitiba. O filme selecionado para o dia 11 de maio é "Ascensão de Luis XIV", de Roberto Rossellini.

 

Três paranaenses selecionados para festival de cinema no Maranhão

Quinta-Feira, 10 de maio de 2012.

São três curtas representando o Paraná no II Festival Internacional Lume de Cinema, realizado em São Luís, no Maranhão: "A fábrica" (Aly Muritiba), Medo de Sangue (Luciano Coelho) e Vereda (Diego Florentino).

 

Circuito Vivo arte.mov chega a Curitiba

Quarta-Feira, 09 de maio de 2012.

Curitiba recebe o Circuito Vivo arte.mov, que traz à capital paranaense um abrangente panorama sobre as obras audiovisuais realizadas em tecnologias móveis, tais como celulares, câmeras compactas e aparelhos GPS, valorizando e incentivando a "cultura da mobilidade".

 

Promoção ganhe par de ingressos para o filme "O exótico Hotel Marigold"

Quarta-Feira, 09 de maio de 2012.

O site CineOrna está com mais uma promoção: sorteio de três pares de ingressos para o filme "O exótico Hotel Marigold", direção de John Madden.

 

Festival Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba divulga lista competitiva de longas-metragens

Terça-Feira, 08 de maio de 2012.

O festival Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que acontece de 26 de maio a 4 de junho, divulgou os longas-metragens da Competitiva Janela Internacional e da Competitiva Olhares Brasil, assim como os jurados de cada categoria.

 

Festival Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba divulga lista competitiva de curtas-metragens

Terça-Feira, 08 de maio de 2012.

O festival Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que acontece de 26 de maio a 4 de junho, divulgou os curtas-metragens da Competitiva Janela Internacional e da Competitiva Olhares Brasil, assim como os jurados de cada categoria.

 

Itinerância REcine na Cinemateca de Curitiba - Programação completa

Terça-Feira, 08 de maio de 2012.

A Itinerância REcine acontece de 09 a 13 de maio (às 14h, 17h e 20h) e é promovida pelo Arquivo Nacional/RJ e Rio de Cinema Produções Culturais e com realização da Cinemateca de Curitiba e Consulado da Itália em Curitiba.

 

Mais de 800 projetos culturais estão inscritos no Mecenato

Terça-Feira, 08 de maio de 2012.

A Fundação Cultural de Curitiba recebeu este ano inscrições de 828 projetos culturais de artistas profissionais e iniciantes interessados em receber recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, por meio do Mecenato Subsidiado. Houve um acréscimo significativo em relação ao ano passado, quando foram recebidos 633 projetos.

 

Cartoon Network seleciona série para receber verba de desenvolvimento de R$ 50 mil

Terça-Feira, 08 de maio de 2012.

Durante o 13º Fórum Brasil de Televisão, nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo, o Cartoon Network selecionará um projeto de série para receber uma verba de desenvolvimento no valor de R$ 50 mil. Projetos pré-selecionados serão apresentados oralmente pelos produtores a executivos do Cartoon Network e jurados convidados.

 

Seis filmes paranaenses selecionados para o Festival de Cinema de Maringá

Terça-Feira, 08 de maio de 2012.

Para a 9ª edição do Festival de Cinema de Maringá foram selecionados seis produções paranaenses: "Circular", "O apartamento", "O segundo dilúvio", "Os filhos de Jeca", "Quadrúpede" e "Violência, expressão das desigualdades".

 

"Ovos de dinossauro na sala de estar" recebeu prêmio no IndieLisboa International Film Festival

Segunda-Feira, 07 de maio de 2012.

"Ovos de dinossauro na sala de estar", dirigido por Rafael Urban, recebeu o prêmio RTP2 Onda Curta, no IndieLisboa International Film Festival, em Portugal. O prêmio prevê Ovos de dinossauro na televisão portuguesa (no canal RTP2).

 

Filmes paranaenses estreiam na Cinemateca de Curitiba

Segunda-Feira, 07 de maio de 2012.

Quatro filmes paranaenses estreiam hoje e amanhã na Cinemateca de Curitiba. Serão dois filmes do diretor Flávio Rocha (o curta Quilombolas das lauráceas e o longa Trânsitos caiçaras em redes fandangueiras), os curtas dos diretores Elisandro Dalcin (O apartamento) e Tiago Constante (Praia da Saudade).

 

"A fábrica" é selecionado para dois festivais internacionais

Segunda-Feira, 07 de maio de 2012.

O curta de Aly Muritiba já percorreu todos os continentes, e agora volta para mais um festival na Espanha (XIII edición del Festival Internacional De Cortometrajes de Torrelavega) e outro na Itália (2.0th Edição do ARCIPELAGO - International Festival of Short Films and New Images).

 

O diretor Guto Pasko recebe hoje na Câmara Municipal de Curitiba o "Prêmio Colunista Dino Almeida"

Sexta-Feira, 04 de maio de 2012.

Por meio da proposição do Vereador Jorge Yamawaki (PSDB), o diretor de cinema Guto Pasko recebe hoje, na Câmara Municipal de Curitiba, o "Prêmio Colunista Dino Almeida".

 

Cine PE 2012: "A fábrica" leva o Prêmio Especial do Júri

Sexta-Feira, 04 de maio de 2012.

O curta curitibano "A fábrica", direção do Aly Muritiba, recebeu o Prêmio Especial do Júri na 16ª edição do Cine PE Festival do Audiovisual.

 

A TAL promove concurso "Caixa de Curtas"

Sexta-Feira, 04 de maio de 2012.

A TAL - Televisión América Latina está promovendo o concurso CAIXA DE CURTAS que premiará curtas-metragens latino-americanos. Os vencedores receberão prêmio em dinheiro e serão licenciados para exibição nos canais de TV que compõem a rede TAL.

 

Museu Guido Viaro e Cineclube Espoletta apresentam o filme "Glória feita de sangue"

Sexta-Feira, 04 de maio de 2012.

O Cineclube Espoletta e o Museu Guido Viaro apresentam o filme "Glória feita de sangue" do diretor Stanley Kubrick. A exibição será no dia 05 de maio, às 17h30min, no Museu Guido Viaro, em Curitiba.

 

O longa curitibano "Circular" recebe três prêmios no Festival de Blumenau

Sexta-Feira, 04 de maio de 2012.

"Circular", longa curitibano resultado do trabalho de direção coletiva de Adriano Esturilho, Aly Muritiba, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon, fatura três prêmios no Festival de Blumenau: Melhor Ator (Cesar Troncoso); Melhor Fotografia (Carlos Ebert, ABC) e Melhor Roteiro (Aly Muritiba, Adriano Esturilho, Bruno de Oliveira, Diego Florentino, Fabio Allon).

 

Cineclube Contramão apresenta "Dzi Croquettes"

Sexta-Feira, 04 de maio de 2012.

Documentário sobre o lendário grupo Dzi Croquettes dirigido por Tatiana Issa e Raphael Alvarez será exibido no próximo sábado (05), às 18h, no Espaço Cinevideo, em Curitiba. A entrada é franca.

 

Cinemateca abre inscrições para oficina de cinema digital

Quinta-Feira, 03 de maio de 2012.

A Cinemateca de Curitiba está com inscrições abertas para mais uma edição da Oficina Prática de Cinema Digital. A oficina, que será ministrada gratuitamente, integra as ações relacionadas ao edital Filme Digital - Ficção, Documentário e Animação - Categoria Iniciante, do Fundo Municipal da Cultura.

 

Classificados ParanáCine: Casting para curta-metragem em Curitiba

Quinta-Feira, 03 de maio de 2012.

Alunos do curso de Cinema e Vídeo da Faculdade de Artes do Paraná está selecionando atrizes para participar de um curta-metragem. O casting acontece no dia 19 de maio, às 14 horas, no TeLab, e as filmagens e ensaios estão previstos para junho.

 

Paranaenses marcam presença no 4th Annual Hollywood Brazilian Film Festival

Quinta-Feira, 03 de maio de 2012.

São quatro filmes realizados no Paraná nas mostras competitivas do 4th Annual Hollywood Brazilian Film Festival: A FÁBRICA (Aly Muritiba), CIRCULAR (Fabio Allon, Adriano Esturilho, Diego Florentino, Bruno de Oliveira e Aly Muritiba), OVOS DE DINOSSAUROS NA SALA DE ESTAR (Rafael Urban) e ENTRE LÁ E CÁ (Heloísa Passos).

 

O filme “Nervo Craniano Zero” abre o Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre

Quarta-Feira, 02 de maio de 2012.

Nesta sexta-feira, 04 de maio, tem início a oitava edição do Fantaspoa – Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre, que em sua abertura exibirá em première mundial o filme "Nervo Craniano Zero", novo longa-metragem do diretor Paulo Biscaia Filho (o mesmo de "Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos", que também abriu a edição de 2009).

 

(trans) cinema apresenta: “Metropolis”

Quarta-Feira, 02 de maio de 2012.

Coletivo Atalante e Espaço de Arte apresentam o projeto (trans)cinema - Diálogos entre cinema, arte e humanidades que acontecerá durante às sextas-feiras de abril e maio em Curitiba. O filme selecionado para o dia 04 de maio é "Metrópolis" de Fritz Lang.

 

O curta-metragem "A fábrica" chega ao continente africano

Quarta-Feira, 02 de maio de 2012.

O diretor Aly Muritiba terá mais um carimbo em seu passaporte, desta vez será para o Marrocos, país localizado no extremo noroeste da África. O curta do diretor, "A fábrica", foi selecionado para a 12ª edição do Festival de Cortometraje y Documental Marroquí e Liberoamericano de Martil.

 

"Festa no apartamento da Suzana - 10 de julho de 2011" é selecionado para festival de cinema em Campos de Jordão

Quarta-Feira, 02 de maio de 2012.

"Festa no Apartamento da Suzana - 10 de Julho de 2011", curta dirigido por Christopher Faust, é um dos selecionados para a Competitiva de Curtas do I Festival Internacional de Campos do Jordão.