ParanáCine

Terça-Feira, 18 de outubro de 2011.

O filme “Geada Negra” encerra temporada no CineSesc

Paço da Liberdade exibe documentário de Adriano Justino, terminando temporada de exibições que passou por 13 cidades do estado

divulgação

Nesta semana, a rede Sesc do Paraná realiza a última sessão do filme paranaense "Geada Negra", do diretor Adriano Justino. A exibição, que faz parte do programa CineSesc, será realizada na quarta-feira, 19 de outubro, às 19h30, com entrada franca.

Em "Geada Negra", o diretor Adriano Justino relata o fenômeno meteorológico ocorrido em 1975 no norte do Paraná: uma fortíssima geada que dizimou os cafezais, comprometendo a economia do estado, até então dependente da monocultura de café. O episódio foi conhecido como "Geada Negra", que dá nome ao filme. Além das perdas econômicas, o fim dos cafezais resultou, ao longo dos anos seguintes, em um dos maiores êxodos populacionais ocorridos no Brasil e um dos maiores do mundo ocorridos em tempos de paz. Apesar de sua importância, o fato jamais foi abordado antes em um documentário.

Circuito CineSesc

"Geada Negra" passou por 13 cidades paranaenses dentro do programa CineSesc, junto do filme "Cinematoso", de Bruno de Oliveira. Esta iniciativa abriu a oportunidade de levar os filmes a cidades que dificilmente teriam acesso a eles dentro dos circuitos convencionais de cinema. Além disso, trouxe à população produções que tratam de temas relacionados ao estado, e que são de interesse geral dos paranaenses. Ambos os títulos são documentários realizados por diretores do Paraná e têm distribuição da empresa local Moro Filmes.


Os filmes foram exibidos no mês de agosto nas unidades da Rede Sesc das cidades de Marechal Cândido Rondon, Guarapuava, Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Colombo, Cascavel, Lapa (em atividade coordenada pelo Sesc Portão, de Curitiba), Pato Branco, União da Vitória, Ponta Grossa e também em Curitiba (no Sesc da Esquina), sempre com entrada franca.

Serviço:
CineSesc exibe "Geada Negra"
Data: 19 de outubro, às 19h30

Local: Paço da Liberdade SESC Paraná (Praça Generoso Marques, 189 - Centro)
Fone: (41) 3234-4200.

fonte: assessoria de imprensa


"Dona Helena" e "Miró: preto, pobre, poeta, periférico" no cineclube Ahoramágica

Quinta-Feira, 27 de outubro de 2011.

O cineclube Ahoramágica e o Tela da Vila apresentam neste domingo, dia 30 de outubro, às 17:00hs:

 

Curtas Curitibanos são selecionados para o 5° Arraial CineFest

Quarta-Feira, 26 de outubro de 2011.

A Grafo Audiovisual teve quatro curtas selecionados para o Arraial Cine Fest 5ª Edição realizado em Porto Seguro, Bahia. O festival irá acontecer de 25 de novembro a 8 de dezembro. Entre os escolhidos estão:

 

NÓIA - Festival de Cinema Universitário divulga lista de selecionados

Quarta-Feira, 26 de outubro de 2011.

O Festival NÓIA selecionou dezenove curtas-metragens que comporão a Mostra Nacional Competitiva de Cinema deste ano. O Paraná se destaca com cinco curtas selecionados.

 

O diretor Paulo Biscaia Filho promove palestra sobre cinema trash e exibe seus filmes na Cinemateca

Segunda-Feira, 24 de outubro de 2011.

No dia em que é comemorado o Halloween, o diretor paranaense Paulo Biscaia Filho realiza uma palestra em que discorre sobre a história e estética do cinema trash. Esta forma de se fazer filmes é bastante praticada em todo o mundo e revelou nomes que hoje são alguns dos maiores cineastas da atualidade, como Peter Jackson e Sam Raimi. A palestra será realizada em 31 de outubro (segunda-feira) às 20 horas na Cinemateca de Curitiba.

 

Cinemateca comemora o Dia Internacional da Animação com programação especial

Segunda-Feira, 24 de outubro de 2011.

Dia 28 de outubro é o D.I.A. - Dia Internacional da Animação. Para comemorar esta data a Cinemateca de Curitiba apresenta a Mostra de Curtas de Animação com seções Infantil, Especial (para deficientes visuais e auditivos) e Internacional.

 

Dois longas paranaenses foram selecionados para o 7º FestCine Goiânia 2011

Quinta-Feira, 20 de outubro de 2011.

Os longas selecionados são Circular de Adriano Esturilho, Aly Muriiba, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon eIván, De volta ao Passado de Guto Pasko.

 

MOSTRA CINEMA E SUAS LINGUAGENS - CINEMA E JUVENTUDE, na Cinemateca

Quarta-Feira, 19 de outubro de 2011.

Confira a programação:

 

Seminário Políticas Públicas e Leis de Incentivo, na Cinemateca de Curitiba

Quarta-Feira, 19 de outubro de 2011.

Confira a programação:

 

O filme “Geada Negra” encerra temporada no CineSesc

Terça-Feira, 18 de outubro de 2011.

Nesta semana, a rede Sesc do Paraná realiza a última sessão do filme paranaense "Geada Negra", do diretor Adriano Justino. A exibição, que faz parte do programa CineSesc, será realizada na quarta-feira, 19 de outubro, às 19h30, com entrada franca.

 

Estão abertas as inscrições de público para a II Mostra Animal

Segunda-Feira, 17 de outubro de 2011.

O cinema sempre trouxe questões surpreendentes em suas abordagens. E não será diferente na II Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais. Durante dois dias, a realidade e os diversos ângulos da complexa relação entre seres humanos e outros animais será abordada através de filmes e documentários.

 

Cinemateca apresenta mostra de produções amazônicas

Segunda-Feira, 17 de outubro de 2011.

A Cinemateca de Curitiba e a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) promovem nos dias 29 e 30 de outubro (sábado e domingo) uma ação arte-educativa de cunho cineclubista na cidade de Curitiba, Paraná. O projeto de intercâmbio cultural visa à troca de olhares e experiências na fruição crítica de obras cinematográficas através da Mostra de Cinema Paraense, na qual diversas produções amazônicas serão exibidas e debatidas.

 

O filme “Nervo Craniano Zero” tem primeiro teaser trailer lançado na internet

Segunda-Feira, 17 de outubro de 2011.

Nesta semana, a Vigor Mortis colocou no ar o primeiro teaser trailer de seu segundo longa-metragem, "Nervo Craniano Zero", que está disponível para exibição no endereço http://www.vigormortis.com.br/home/Home/Entries/2011/10/12_NERVO_CRANIANO_ZERO_-_primeiro_teaser_ONLINE!!!!.html

 

MOSTRA DE CINEMA JAPONÊS: FILME POPULAR JAPONÊS

Quinta-Feira, 06 de outubro de 2011.

Confira a programação:

 

"A fábrica" é premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Terça-Feira, 04 de outubro de 2011.

O curta-metragem "A fábrica" do direitor Aly Muritiba arrebatou três prêmios no Fastival de Brasília: melhor filme de curta-metragem (pelo juri popular), melhor atriz e melhor roteiro. Na mostra competitiva também estava concorrendo o documentário do diretor curitibano Rafael Urban "Ovos de dinossauro na sala de estar".

 

13 filmes são premiados no festival Curta 8, em Curitiba

Terça-Feira, 04 de outubro de 2011.

No último domingo, 02 de outubro, encerrou-se a sétima edição do festival Curta 8, único evento da América Latina dedicado ao formato cinematográfico Super 8. A entrega dos prêmios foi realizada no Teatro da Caixa Cultural, em Curitiba, que sediou o evento desde sua abertura, em 29 de setembro, quinta-feira.

 

Mostra de Cinema Japonês: Especial diretor Yasuzo Masumura

Terça-Feira, 04 de outubro de 2011.

Evento realizado na Cinemateca de Curitiba em parceria com o Consulado Geral do Japão. Filmes na versão original em japonês, com legendas em português.Confira a programação:

 

Mostravídeo Itaú Cultural - Sessão Portfólio: Arthur Tuoto

Segunda-Feira, 03 de outubro de 2011.

A Mostravídeo Itaú Cultural, que em sua presente edição acontece em Curitiba e Belo Horizonte, nesse mês de outubro apresenta em uma de suas sessões um programa dedicado ao videoartista curitibano Arthur Tuoto. Com curadoria de Andre Costa, a sessão apresenta um total de 11 trabalhos, produzidos entre 2007 e 2011, e acontece no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba/PR.

 

03/10 Filme, História e Pensamento, na Cinemateca de Curitiba

Sábado, 01 de outubro de 2011.

Serviço:

 

04/10 Teste de audiência, no Teatro da Caixa

Sábado, 01 de outubro de 2011.

Mais informações em http://www.testedeaudiencia.com.br/