ParanáCine

Quarta-Feira, 19 de outubro de 2011.

MOSTRA CINEMA E SUAS LINGUAGENS - CINEMA E JUVENTUDE, na Cinemateca

Confira a programação:


20/10

15h45 – Houve uma vez dois verões (BR, 75 min, cor, 2002).
Sinopse: Chico, adolescente em férias na "maior e pior praia do mundo", encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre "aquela noite", mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.


18h – Sessão de filmes paranaenses: Paisagem de Meninos (27’) direção de Fernando Severo. Lavanderia Shermer (20’) direção de Wellington Sari. Coloridos (10’) direção de Christopher Faust & Evandro Scorsin.
Programa com 57’.

19h30 - Sessão de filmes paranaenses: Dias na Escola (12’) direção de Anderson Simão & Evandro Scorsin. Vila das Torres 2014 (15’) do projeto Olho Vivo. Filme de Amor do projeto Experiência do Olhar (5’). Garoto Barba (15’) direção de Christopher Faust. PAX (14’) de direção de Paulo Munhoz.

Programa com 62’. Debate com os diretores e representantes dos filmes apresentados durante o dia. Mediação Alexandre Rafael Garcia.


21/10


15h45 - Antes que o mundo acabe (35 mm, cor, 2009, 100’)
Daniel é um adolescente crescendo em seu pequeno mundo com problemas que lhe parecem insolúveis: como lidar com uma namorada que não sabe o que quer, como ajudar um amigo que está sendo acusado de roubo e como sair da pequena cidade onde vive. Tudo começa a mudar quando ele recebe uma carta do pai que ele nunca conheceu. Em meio a todas essas questões, ele será chamado a realizar suas primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que ele pensa.


18h – Sessão de filmes paranaenses: Vamo Junto Comê Defunto (13’) e Polaco da Nhanha (20’) direção de Elói Pires Ferreira. A Flor (10’) direção de Ingrid Wagner. Jeniffer (15’) direção de Moacir David e Curitiba - Em Busca da Identidade Perdida (17’) de direção de Paulo Munhoz.
Programa com 75’.

19h30h - Exibição do filmes do Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens do Uruguai (Divercine) e debate com o diretor do festival Ricardo Casas. Programa com 54’.


Ricardo Casas - Participou de várias produções uruguaias e de outros países. Trabalhou durante 29 anos na Cinemateca do Uruguai – na qual criou o Espaço Uruguai
em 1991. Criou a Escuela de Cinematrografía en 1995, junto com Beatriz Flores. Dirige o Festival Internacional de Cine para Niños y Jóvenes Del Uruguay (Divercine), desde 1992. Programa e organiza Atlantidoc (Festival Internacional de Cine Documental de Uruguay), desde 2007. É integrante de ALA (Alianza LatonoAmericana) representando o Uruguai. Publicou os livros "Diez años de video uruguayo, 1985-1995" e "20 años de Divercine. Atualmente está realizando dos documentários.

Tonky (Uruguai, 2007, 1 min 30s)
Direção de Walter Tournier e produção: TVE Brasil y Tournier Animation.
Tonky é menininho que vive uma serie de aventuras em cada capítulo, criado por um dos melhores realizadores de animação do continente para a TVE Brasil, quando estava dirigida por Beth Carmona. Será exibido o capítulo 1 de uma serie de 13. Recomendado a partir de 3 anos.

Amigaozão (Brasil 2006, 1’)
Direção: Andrés Lieban. Produção: TVE Brasil y 2DLab

Sinopse: Um menino e um elefante se vêm envolvidos em uma experiência única e enfrentam juntos os desafios de crescer com muita imaginação e cumplicidade.. Os dois são valentes mas tem medo de algo: o menino tem medo de atravessar a rua e o elefante da escuridão. Recomendado a partir de 3 años

Tiruriru (Argentina,2005, 2’)
Direção e produção: Pablo Rodríguez Jáuregui
Sinopse: É uma ilustração sobre a música do uruguaio Mashliah, em que o humor surrealista do músico é interpretado brilhantemente pelo animador.Recomendado a partir de 5 anos


La grúa y la jirafa (O Guindaste e a Girafa – Argentina 2006, 3’)
Direção e produção: Vladimir Bellini
Sinopse: História de amor entre um solitário guindaste portuário e uma girafa muito fofa. Animação 2D digital, 100% realizada à mão por um jovem de Buenos Aires, seu pai e seu irmão. Recomendado a partir de 4 años

Lapsus (Argentina 2007, 3’)

Direção: Juan Pablo Zaramella. Produtora: Silvina Cornillón. Produção: JPZtudio
Sinopse: Nunca subestimemos o poder do lado negro... O cineasta de "Viaje a Marte" não pensava em apresentar este curta em festivais de cinema infantil, até que o filme entrou na programação e foi premiado no Divercine. Recomendado a partir de 6 años

Roubada (Brasil 2000, 4’)
Direção: Mauricio Vidal, Renen de Moraes y Sérgio Yamasaki
Produtor: Maurício Vidal.

Sinopse: Uma mulher idosa numa cadeira de rodas vê como um ladrão assaltou sua enfermeira. Imediatamente entra em ação para perseguir os criminosos, produzindo uma série de situações realmente engraçadas. Recomendado a partir de 4 anos.

Aquarela (Brasil, 2003, 5’)
Direção: Andrés Lieban y André Breitman
Produtora: Carla Scheider. Produção: 2DLab
Sinopse: Baseado na música de Toquinho, um músico da Bossa Nova, o filme constrói uma metáfora da vida, desde o nascimento até a morte, utilizando a técnica da aquarela. Recomendado a partir de 3 anos


Tachuela, Varilla y Lechuga (Uruguay 2003, 5’)
Direção: Walter Tournier. Produção: Cofac y Walter Tournier
Sinopse: Três personagens tentam construir uma plataforma, mas não conseguem fazê-lo sozinhos. Então eles se unem e assim atingem o objetivo que é ver, juntos, um show bem animado.Recomendado a partir de 3 años

Yo y los otros (Eu e os outros – Bolivia, 2006,6’)

Direção: Jesús Pérez. Produtora: Elisabeth Hüttermann
Produção: Luciérnaga.
Sinopse: Um amplo espaço navegam à deriva uns monigotes desenhado em pedaços de papel. Eles não sabem, mas está em movimento um mecanismo cósmico. Consciência que, eventualmente, levar para a liberdade. Recomendado a partir de 6 anos.

El árbol de la vida ( A árvore da vida - Cuba 2004, 8’)
Direção: Mario Rivas.

Sinopse: Um exemplo do que pode ser criativa animação, com personagens que não substituem animais ou humanos, embora tenham olhos e boca e falar como os humanos, eles são "pitusa". Uma história sobre cuidar do meio ambiente, mas com inteligência. Recomendado a partir de 5 anos(com diálogos em espanhol)

Leonel pé de vento (Brasil 2006, 15’)
Direção: Jair Giacomini
Produção: Jair Giacomini y Cartunaria Desenhos.
Sinopse: Leonel nasceu ao pé do vento e, por isso, vive isolado de tudo, até o dia em que sua existência é descoberta. Então sua vida começa a mudar, Mariana se torna sua amiga e, juntos, eles descobrem a importância de viver com as diferenças. Recomendado a partir de 5 años

22/10


15h45min – Sessão de filmes paranaenses: Garoto Barba (15’) direção de Christopher Faust. Memórias do Meu Tio (13’) direção de Alexandre Rafael Garcia e Alvaro Zeini Cruz. Menino Quadradinho (15’) direção de Diego Lopes. Meu medo (12’) direção de Murilo Hauser. Bonequices (9’) direção de Rodrigo Alonso.

Programa com 63’.

18h – Sessão Divercine - Tonky (Uruguai, 2007, 1 min 30s), Amigaozão (Brasil 2006, 1’), Tiruriru (Argentina,2005, 2’), La grúa y la jirafa (O Guindaste e a Girafa – Argentina 2006, 3’), Lapsus (Argentina 2007, 3’), Robada (Roubada – Brasil 2000, 4’), Aquarela (Brasil, 2003, 5’) e Tachuela, Varilla y Lechuga (Uruguay 2003, 5’). Yo y los otros (Eu e os outros – Bolivia, 2006,6’), El árbol de la vida ( A árvore da vida - Cuba 2004, 8’) e Leonel pé de vento (Brasil 2006, 15’).

19h - Antes que o mundo acabe (35 mm, cor, 2009,100’). A diretora Ana Luiza Azevedo e Maria Angélica dos Santos estarão presentes para debate após a sessão.

Sinopse: Daniel é um adolescente crescendo em seu pequeno mundo com problemas que lhe parecem insolúveis: como lidar com uma namorada que não sabe o que quer, como ajudar um amigo que está sendo acusado de roubo e como sair da pequena cidade onde vive. Tudo começa a mudar quando ele recebe uma carta do pai que ele nunca conheceu. Em meio a todas essas questões, ele será chamado a realizar suas primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que ele pensa.

Ana Luiza Azevedo - cineastra e integrante da Casa de Cinema de Porto Alegre.No final de 2007, dirigiu seu primeiro longa-metragem, Antes que o Mundo Acabe, baseado no livro de Marcelo Carneiro da Cunha, que foi apresentado e premiado em festivais, antes mesmo de seu lançamento comercial, em maio de 2010.

Maria Angelica dos Santos - desenvolve o Programa de Alfabetização Audiovisual junto às Secretarias da Educação e da Cultura, promovendo o uso da linguagem audiovisual nas Escolas Públicas de Porto Alegre. Realiza o Festival Escolar de Cinema Brasileiro, que anualmente leva a Sala de Cinema P. F. Gastal, estudantes de todas as idades da Rede Pública. Membro da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual e também responsável pelo Acervo da Cinemateca Capitólio, em fase final de implantação.


23/10


15h45min - Sessão de filmes paranaense: O Lobo (12’) direção de Jaqueline Souza. Intervalo (9’) direção de Alexandre Rafael Garcia. Mimese (12’) direção de Alvaro Zeini Cruz. Naftalinas, Doces e Traças (13’) direção de Rodriane DL. Monique ao sol (14’) direção de Wellington Sari. Máquina de Sorvetes (16’) direção de Christopher Faust.
Programa com 76’.

18h – Sessão Antes que o mundo acabe (35 mm, cor, 2009,100’).

20h – Sessão de filmes paranaense (69’) e Divercine (29’) programa com 98’.
Exibição dos filmes paranaenses: Eu não sei andar de bicicleta (15’) direção de Diego Florentino. O Muro (5’) direção de Diego Florentino. Play (10’) direção de Eduardo Colgan. Alícia e os Felinos (15’) direção de Beto Meira & Kleber Wlader. Caleidoscópio (12’) direção de Gustavo Ribas & Murilo Wesolowicz. Sob a Luz da Vela (12’) direção de Karina Souza. O Rio e Eu (15’) direção de Diego Lopes.
Exibição dos filmes do Divercine: Yo y los otros (Eu e os outros – Bolivia, 2006,6’), El árbol de la vida ( A árvore da vida - Cuba 2004, 8’) e Leonel pie de viento (Leonel pé de vento Brasil 2006, 15’).


Programação de filmes paranaense por Alexandre Rafael Garcia e Christopher Faust.


SERVIÇO:


Cinemateca de Curitiba
Fundação Cultural de Curitiba

Telefone: 55 41 3321 3310
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30min. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h.



"Dona Helena" e "Miró: preto, pobre, poeta, periférico" no cineclube Ahoramágica

Quinta-Feira, 27 de outubro de 2011.

O cineclube Ahoramágica e o Tela da Vila apresentam neste domingo, dia 30 de outubro, às 17:00hs:

 

Curtas Curitibanos são selecionados para o 5° Arraial CineFest

Quarta-Feira, 26 de outubro de 2011.

A Grafo Audiovisual teve quatro curtas selecionados para o Arraial Cine Fest 5ª Edição realizado em Porto Seguro, Bahia. O festival irá acontecer de 25 de novembro a 8 de dezembro. Entre os escolhidos estão:

 

NÓIA - Festival de Cinema Universitário divulga lista de selecionados

Quarta-Feira, 26 de outubro de 2011.

O Festival NÓIA selecionou dezenove curtas-metragens que comporão a Mostra Nacional Competitiva de Cinema deste ano. O Paraná se destaca com cinco curtas selecionados.

 

O diretor Paulo Biscaia Filho promove palestra sobre cinema trash e exibe seus filmes na Cinemateca

Segunda-Feira, 24 de outubro de 2011.

No dia em que é comemorado o Halloween, o diretor paranaense Paulo Biscaia Filho realiza uma palestra em que discorre sobre a história e estética do cinema trash. Esta forma de se fazer filmes é bastante praticada em todo o mundo e revelou nomes que hoje são alguns dos maiores cineastas da atualidade, como Peter Jackson e Sam Raimi. A palestra será realizada em 31 de outubro (segunda-feira) às 20 horas na Cinemateca de Curitiba.

 

Cinemateca comemora o Dia Internacional da Animação com programação especial

Segunda-Feira, 24 de outubro de 2011.

Dia 28 de outubro é o D.I.A. - Dia Internacional da Animação. Para comemorar esta data a Cinemateca de Curitiba apresenta a Mostra de Curtas de Animação com seções Infantil, Especial (para deficientes visuais e auditivos) e Internacional.

 

Dois longas paranaenses foram selecionados para o 7º FestCine Goiânia 2011

Quinta-Feira, 20 de outubro de 2011.

Os longas selecionados são Circular de Adriano Esturilho, Aly Muriiba, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon eIván, De volta ao Passado de Guto Pasko.

 

MOSTRA CINEMA E SUAS LINGUAGENS - CINEMA E JUVENTUDE, na Cinemateca

Quarta-Feira, 19 de outubro de 2011.

Confira a programação:

 

Seminário Políticas Públicas e Leis de Incentivo, na Cinemateca de Curitiba

Quarta-Feira, 19 de outubro de 2011.

Confira a programação:

 

O filme “Geada Negra” encerra temporada no CineSesc

Terça-Feira, 18 de outubro de 2011.

Nesta semana, a rede Sesc do Paraná realiza a última sessão do filme paranaense "Geada Negra", do diretor Adriano Justino. A exibição, que faz parte do programa CineSesc, será realizada na quarta-feira, 19 de outubro, às 19h30, com entrada franca.

 

Estão abertas as inscrições de público para a II Mostra Animal

Segunda-Feira, 17 de outubro de 2011.

O cinema sempre trouxe questões surpreendentes em suas abordagens. E não será diferente na II Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais. Durante dois dias, a realidade e os diversos ângulos da complexa relação entre seres humanos e outros animais será abordada através de filmes e documentários.

 

Cinemateca apresenta mostra de produções amazônicas

Segunda-Feira, 17 de outubro de 2011.

A Cinemateca de Curitiba e a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) promovem nos dias 29 e 30 de outubro (sábado e domingo) uma ação arte-educativa de cunho cineclubista na cidade de Curitiba, Paraná. O projeto de intercâmbio cultural visa à troca de olhares e experiências na fruição crítica de obras cinematográficas através da Mostra de Cinema Paraense, na qual diversas produções amazônicas serão exibidas e debatidas.

 

O filme “Nervo Craniano Zero” tem primeiro teaser trailer lançado na internet

Segunda-Feira, 17 de outubro de 2011.

Nesta semana, a Vigor Mortis colocou no ar o primeiro teaser trailer de seu segundo longa-metragem, "Nervo Craniano Zero", que está disponível para exibição no endereço http://www.vigormortis.com.br/home/Home/Entries/2011/10/12_NERVO_CRANIANO_ZERO_-_primeiro_teaser_ONLINE!!!!.html

 

MOSTRA DE CINEMA JAPONÊS: FILME POPULAR JAPONÊS

Quinta-Feira, 06 de outubro de 2011.

Confira a programação:

 

"A fábrica" é premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Terça-Feira, 04 de outubro de 2011.

O curta-metragem "A fábrica" do direitor Aly Muritiba arrebatou três prêmios no Fastival de Brasília: melhor filme de curta-metragem (pelo juri popular), melhor atriz e melhor roteiro. Na mostra competitiva também estava concorrendo o documentário do diretor curitibano Rafael Urban "Ovos de dinossauro na sala de estar".

 

13 filmes são premiados no festival Curta 8, em Curitiba

Terça-Feira, 04 de outubro de 2011.

No último domingo, 02 de outubro, encerrou-se a sétima edição do festival Curta 8, único evento da América Latina dedicado ao formato cinematográfico Super 8. A entrega dos prêmios foi realizada no Teatro da Caixa Cultural, em Curitiba, que sediou o evento desde sua abertura, em 29 de setembro, quinta-feira.

 

Mostra de Cinema Japonês: Especial diretor Yasuzo Masumura

Terça-Feira, 04 de outubro de 2011.

Evento realizado na Cinemateca de Curitiba em parceria com o Consulado Geral do Japão. Filmes na versão original em japonês, com legendas em português.Confira a programação:

 

Mostravídeo Itaú Cultural - Sessão Portfólio: Arthur Tuoto

Segunda-Feira, 03 de outubro de 2011.

A Mostravídeo Itaú Cultural, que em sua presente edição acontece em Curitiba e Belo Horizonte, nesse mês de outubro apresenta em uma de suas sessões um programa dedicado ao videoartista curitibano Arthur Tuoto. Com curadoria de Andre Costa, a sessão apresenta um total de 11 trabalhos, produzidos entre 2007 e 2011, e acontece no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba/PR.

 

03/10 Filme, História e Pensamento, na Cinemateca de Curitiba

Sábado, 01 de outubro de 2011.

Serviço:

 

04/10 Teste de audiência, no Teatro da Caixa

Sábado, 01 de outubro de 2011.

Mais informações em http://www.testedeaudiencia.com.br/