ParanáCine

Quarta-Feira, 19 de outubro de 2011.

Seminário Políticas Públicas e Leis de Incentivo, na Cinemateca de Curitiba

Confira a programação:


25/10/2011


15h45 - Sessão filmes realizados nos 10 primeiros anos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Filmes em película. Curadoria Geraldo Pioli e Marcos S. Saboia.

Valdir e Rute (PR, ficção, 1997, 15’) - Direção de Eloi Pires Ferreira.
Sinopse: Casal de catadores de papel que sonha em ter um fogão a gás. Quando surge a oportunidade, surgem os problemas.

O traste (PR, ficção, 2001, 19’) - Direção de Nivaldo Lopes.
Sinopse: Baseada na obra Dalton Fêmea, de Leia Leite. Mulher narra a historia de seu envolvimento de amor e ódio com o marido no dia de sua morte.

Aldeia (PR, ficção, 2001, 11’) - Direção de Geraldo Pioli.
Sinopse: Tentativa bem humorada de um padre jesuíta de ensinar os 10
Mandamentos a uma tribo guarani poligâmica, no inicio da colonização
do Brasil.

18h – Sessão de filmes produzidos através da FUMPROARTE (Porto Alegre)

A Peste da Janice (RS, ficção, 2007, 15’) – Direção de Rafael Figueiredo. Elenco Fernanda Maurici, Gabriela Iablonovski, Juliana Borges Rocha, Micaela Rocha, Yarsin Tedesco.
Sinopse: A história de Virginia e Janice. Duas meninas de 8 anos começando um novo ano escolar. Janice, filha da faxineira da escola, é vítima do preconceito de todas as meninas, menos de Virginia, com quem começa a esboçar um relacionamento. Virginia consegue, por exemplo, conciliar a relação com a turma e a amizade secreta com Janice. Mas quando se vê envolvida nas brincadeiras cruéis da turma com Janice, tem de tomar partido: deve deixar claro, afinal, de que lado está.

Messalina (RS, drama, 2004,14’30’’) - Direção de Cristiane Pinto de Oliveira . Elenco:Vanise Carneiro, Marcos Verza, Charlie Severo, Liane Venturella,Selma Soares, Nádia Mendes.

Sinopse: Um telefone público toca insistentemente. Isabel, uma jovem cega, atende. Do outro lado da linha, um desconhecido lhe faz um convite incomum. (conteúdo adulto)

Os olhos do Pianista (RS, animação, 2005, 5’) - Direção de Frederico Pinto.
Sinopse: Em um cinema mudo, pianista cego executa trilhas ao vivo com a ajuda de sua neta.

19h30min – Palestra Direito autoral e projetos culturais em audiovisual - com Fábio Cesnik advogado e um dos mais reconhecidos especialistas em Cultura no Brasil. Autor dos livros "Guia do Incentivo à Cultura" e coautor do livro "Projetos Culturais: Elaboração, Administração, Aspectos Legais e Busca de Patrocínio".

26/10/2011


15h45 - Sessão de filmes da FUMPROARTE (Porto Alegre). Exibição dos filmes A Peste da Janice(RS, ficção, 2007, 15’), Os olhos do Pianista (RS, animação, 2005, 5’). Messalina (RS, drama, 2004,14’30’’),este tem conteúdo adulto.

18h – Sessão filmes realizados nos 10 primeiros anos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Filmes em película.

O poeta, (PR, animação, 2001, 10’) - Direção de Paulo Munhoz.
Sinopse: Misturando técnicas de animação, um poeta é cercado por sua imaginação, lembranças e delírios enquanto escreve uma carta.

O fim do ciúme (PR, ficção, 2001, 32’) - Direção de Luciano Coelho.

Sinopse: Baseado em conto homônimo de Proust. Um arquiteto tem uma relação amorosa com uma pintora e passa por uma violenta crise de ciúmes.

O encontro (PR, ficção, 2002, 12’) - Direção de Marcos Jorge.
Comédia musical, que brinca com a linguagem do cinema e as dificuldades de relacionamento entre homem e mulher.

19h30 – Palestra sobre Leis federais de incentivo e PLC 116 - com Joana Nin , jornalista, documentarista e professora de formatação, enquadramento e colocação pública de projetos na pós-graduação em Cinema Documentário da FGV.

27/10/2011


15h45 - Sessão de filmes da FUMPROARTE (Porto Alegre).
Exibição dos filmes A Peste da Janice(RS, ficção, 2007, 15’), Os olhos do Pianista (RS, animação, 2005, 5’). Messalina(RS, drama, 2004,14’30’’) que tem conteúdo adulto.


18h – Sessão filmes realizados nos 10 primeiros anos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba. Filmes em película.

Eternamente (PR, ficção, 2003, 15’) – Direção de Beto Carminatti.
Sinopse: Moça pobre e solitária envia carta para um programa de rádio, na
tentativa de marcar encontro com o homem ideal.

Vovó vai ao supermercado (PR, ficção, 2004, 19’) – Direção de Valdemir Milani.
Sinopse: Cansada dos abusos que sofrem os idosos, vovó se rebela.

Cachorro não, chichorro (PR, ficção, 2005, 15’) - Direção de Paulo José Friebe.
Sinopse: No dia da morte do caricaturista paranaense Alceu Chichorro, jornalistas rememoram sua vida e sua obra.

19h30min - Mesa redonda O incentivo fiscal estatal e municipal - com mediação de Héliomar Jérry Dutra de Freitas, procurador do município (FCC). Integram a mesa Ana Maria Hladczuk Diretoria de Incentivo à Cultura (FCC), Mauricio Stunitz Cruz Coordenação de Incentivo à Cultura/Secretaria de Estado da Cultura (SEEC/PR) e Alexandre Magalhães e Silva, FUMPROARTE /Porto Alegre.


SERVIÇO:

Cinemateca de Curitiba
Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30min. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h.


*Inscrição no local antes do evento – limitada a capacidade da sala (104 pessoas).


"Dona Helena" e "Miró: preto, pobre, poeta, periférico" no cineclube Ahoramágica

Quinta-Feira, 27 de outubro de 2011.

O cineclube Ahoramágica e o Tela da Vila apresentam neste domingo, dia 30 de outubro, às 17:00hs:

 

Curtas Curitibanos são selecionados para o 5° Arraial CineFest

Quarta-Feira, 26 de outubro de 2011.

A Grafo Audiovisual teve quatro curtas selecionados para o Arraial Cine Fest 5ª Edição realizado em Porto Seguro, Bahia. O festival irá acontecer de 25 de novembro a 8 de dezembro. Entre os escolhidos estão:

 

NÓIA - Festival de Cinema Universitário divulga lista de selecionados

Quarta-Feira, 26 de outubro de 2011.

O Festival NÓIA selecionou dezenove curtas-metragens que comporão a Mostra Nacional Competitiva de Cinema deste ano. O Paraná se destaca com cinco curtas selecionados.

 

O diretor Paulo Biscaia Filho promove palestra sobre cinema trash e exibe seus filmes na Cinemateca

Segunda-Feira, 24 de outubro de 2011.

No dia em que é comemorado o Halloween, o diretor paranaense Paulo Biscaia Filho realiza uma palestra em que discorre sobre a história e estética do cinema trash. Esta forma de se fazer filmes é bastante praticada em todo o mundo e revelou nomes que hoje são alguns dos maiores cineastas da atualidade, como Peter Jackson e Sam Raimi. A palestra será realizada em 31 de outubro (segunda-feira) às 20 horas na Cinemateca de Curitiba.

 

Cinemateca comemora o Dia Internacional da Animação com programação especial

Segunda-Feira, 24 de outubro de 2011.

Dia 28 de outubro é o D.I.A. - Dia Internacional da Animação. Para comemorar esta data a Cinemateca de Curitiba apresenta a Mostra de Curtas de Animação com seções Infantil, Especial (para deficientes visuais e auditivos) e Internacional.

 

Dois longas paranaenses foram selecionados para o 7º FestCine Goiânia 2011

Quinta-Feira, 20 de outubro de 2011.

Os longas selecionados são Circular de Adriano Esturilho, Aly Muriiba, Bruno de Oliveira, Diego Florentino e Fábio Allon eIván, De volta ao Passado de Guto Pasko.

 

MOSTRA CINEMA E SUAS LINGUAGENS - CINEMA E JUVENTUDE, na Cinemateca

Quarta-Feira, 19 de outubro de 2011.

Confira a programação:

 

Seminário Políticas Públicas e Leis de Incentivo, na Cinemateca de Curitiba

Quarta-Feira, 19 de outubro de 2011.

Confira a programação:

 

O filme “Geada Negra” encerra temporada no CineSesc

Terça-Feira, 18 de outubro de 2011.

Nesta semana, a rede Sesc do Paraná realiza a última sessão do filme paranaense "Geada Negra", do diretor Adriano Justino. A exibição, que faz parte do programa CineSesc, será realizada na quarta-feira, 19 de outubro, às 19h30, com entrada franca.

 

Estão abertas as inscrições de público para a II Mostra Animal

Segunda-Feira, 17 de outubro de 2011.

O cinema sempre trouxe questões surpreendentes em suas abordagens. E não será diferente na II Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais. Durante dois dias, a realidade e os diversos ângulos da complexa relação entre seres humanos e outros animais será abordada através de filmes e documentários.

 

Cinemateca apresenta mostra de produções amazônicas

Segunda-Feira, 17 de outubro de 2011.

A Cinemateca de Curitiba e a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) promovem nos dias 29 e 30 de outubro (sábado e domingo) uma ação arte-educativa de cunho cineclubista na cidade de Curitiba, Paraná. O projeto de intercâmbio cultural visa à troca de olhares e experiências na fruição crítica de obras cinematográficas através da Mostra de Cinema Paraense, na qual diversas produções amazônicas serão exibidas e debatidas.

 

O filme “Nervo Craniano Zero” tem primeiro teaser trailer lançado na internet

Segunda-Feira, 17 de outubro de 2011.

Nesta semana, a Vigor Mortis colocou no ar o primeiro teaser trailer de seu segundo longa-metragem, "Nervo Craniano Zero", que está disponível para exibição no endereço http://www.vigormortis.com.br/home/Home/Entries/2011/10/12_NERVO_CRANIANO_ZERO_-_primeiro_teaser_ONLINE!!!!.html

 

MOSTRA DE CINEMA JAPONÊS: FILME POPULAR JAPONÊS

Quinta-Feira, 06 de outubro de 2011.

Confira a programação:

 

"A fábrica" é premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Terça-Feira, 04 de outubro de 2011.

O curta-metragem "A fábrica" do direitor Aly Muritiba arrebatou três prêmios no Fastival de Brasília: melhor filme de curta-metragem (pelo juri popular), melhor atriz e melhor roteiro. Na mostra competitiva também estava concorrendo o documentário do diretor curitibano Rafael Urban "Ovos de dinossauro na sala de estar".

 

13 filmes são premiados no festival Curta 8, em Curitiba

Terça-Feira, 04 de outubro de 2011.

No último domingo, 02 de outubro, encerrou-se a sétima edição do festival Curta 8, único evento da América Latina dedicado ao formato cinematográfico Super 8. A entrega dos prêmios foi realizada no Teatro da Caixa Cultural, em Curitiba, que sediou o evento desde sua abertura, em 29 de setembro, quinta-feira.

 

Mostra de Cinema Japonês: Especial diretor Yasuzo Masumura

Terça-Feira, 04 de outubro de 2011.

Evento realizado na Cinemateca de Curitiba em parceria com o Consulado Geral do Japão. Filmes na versão original em japonês, com legendas em português.Confira a programação:

 

Mostravídeo Itaú Cultural - Sessão Portfólio: Arthur Tuoto

Segunda-Feira, 03 de outubro de 2011.

A Mostravídeo Itaú Cultural, que em sua presente edição acontece em Curitiba e Belo Horizonte, nesse mês de outubro apresenta em uma de suas sessões um programa dedicado ao videoartista curitibano Arthur Tuoto. Com curadoria de Andre Costa, a sessão apresenta um total de 11 trabalhos, produzidos entre 2007 e 2011, e acontece no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba/PR.

 

03/10 Filme, História e Pensamento, na Cinemateca de Curitiba

Sábado, 01 de outubro de 2011.

Serviço:

 

04/10 Teste de audiência, no Teatro da Caixa

Sábado, 01 de outubro de 2011.

Mais informações em http://www.testedeaudiencia.com.br/