ParanáCine


Inscrições para CEL.U.CINE 2011 terminam dia 30 de julho

Sábado, 23 de julho de 2011.

Até o dia 30 de julho, sábado, estão abertas as inscrições para a 4ª edição do CEL.U.CINE – Festival de Micrometragens 2011. Os participantes (profissionais ou amadores) devem ter mais de 16 anos e podem inscrever quantos filmes quiserem e que estejam de acordo com o tema da primeira etapa: ditado popular. As inscrições serão realizadas somente pelo site do festival: www.celucine.com.br.

 

Sesc Paço da Liberdade apresenta "Os Monstros"

Quarta-Feira, 20 de julho de 2011.

Sesc Paço da Liberdade exibe o filme "Os Monstros" no dia 22 de julho,às 19h30. Sessão será seguida de debate com Ricardo Pretti com mediação de Aristeu Araújo.

 

Mostravídeo Itaú Cultural: SESSÃO CINEMA CONTEMPORÂNEO

Quarta-Feira, 20 de julho de 2011.

Na terceira sessão do mês, a Mostravídeo Itaú Cultural promove a estréia em Curitiba do último filme do cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, premiado com a Palma de Ouro em Cannes em 2010.

 

Documentários sobre a neve e a geada de 1975 no Paraná retornam em cartaz

Segunda-Feira, 18 de julho de 2011.

"Geada Negra" volta à Cinemateca de Curitiba, exibido com o curta "O Dia da Neve", a partir de 22 de julho. Os dois filmes são do diretor Adriano Justino.

 

“Ovos de Dinossauro na Sala de Estar” é selecionado para o 44o Festival de Brasília

Segunda-Feira, 18 de julho de 2011.

Curta documentário dirigido por Rafael Urban remonta as histórias de Ragnhild Borgomanero, dona do maior acervo particular de fósseis da América Latina.

 

Programadora Brasil reabre inscrições para filmes e vídeos

Segunda-Feira, 18 de julho de 2011.

Entre 14 de julho e 15 de agosto de 2011, pessoas físicas ou jurídicas, representantes de filmes e vídeos com duração mínima de cinco (5) minutos e máxima de trinta (30) minutos, poderão inscrevê-los acessando o site da Programadora Brasil. As obras podem ser de qualquer gênero e ano de realização, desde que possuam o CPB – Certificado de Produto Brasileiro, emitido gratuitamente pela Ancine – Agência Nacional de Cinema (www.ancine.gov.br)

 

"Corpos Celestes" no Canal Brasil

Segunda-Feira, 18 de julho de 2011.

"Corpos Celestes", longa-metragem de Marcos Jorge e Fernando Severo, é o Filme do Mês no Canal Brasil (Net). Estréia dia 25/07 às 22h: http://canalbrasil.globo.com/programa.php?n=selecaobrasileira&acao=prog&video=7415&idbanco=1537014

 

XIV Festival Nacional 5 Minutos - Inscrições abertas até 12 de agosto

Segunda-Feira, 18 de julho de 2011.

XIV Festival Nacional 5 Minutos, que acontecerá de 01 a 05 de novembro, está com as inscrições abertas até dia 05 de agosto.

 

14/07 Mostravídeo Itaú Cultural: SESSÃO CINEGRAFIAS, no Paço da Liberdade

Quarta-Feira, 13 de julho de 2011.

Em 1952, o cineasta americano John Ford, cujos temas e personagens foram marcados com frequência pelos traços de sua descendência irlandesa, viajou à pequena vila de Cong, na própria Irlanda, para filmar a história de um velho pugilista (John Wayne) que retorna depois de anos à sua terra natal. Para essa cidade fictícia e, de certa forma, idílica à qual Wayne retorna, Ford escolheu o nome de "Innisfree", homenageando a cidade imaginária criada pelo poeta irlandês W. B. Yeats em 1892.

 

Inscrições para o Festival Chico vão até amanhã, dia 12

Segunda-Feira, 11 de julho de 2011.

As inscrições para o 10a edição do Festival Chico estão abertas até o próximo dia 12, terça-feira, e podem ser efetuadas exclusivamente por meio do site www.festivalchico.com.br. A primeira etapa do projeto "Festival Chico - 10 anos" será realizada na FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins, de 26 de julho a 02 de agosto, no Memorial Coluna Prestes. Nesta edição, o Chico traz algumas novidades, entre elas: novas categorias de premiação, novo design de troféu e R$ 13 mil em premiação.

 

Festival do Minuto lança novo concurso

Segunda-Feira, 11 de julho de 2011.

O Festival do Minuto, em parceria com a Record, está lançando um novo concurso, o Minuto do Esporte.

 

Grafo Audiovisual lança três curtas na Cinemateca de Curitiba

Segunda-Feira, 11 de julho de 2011.

Grafo Audiovisual, empresa produtora curitibana, que em menos de quatro anos já produziu mais de dez curtas e três longa-metragens, tendo acumulado em seu curriculo mais de 25 prêmios em festivais.

 

07/08 Cinema Brasileiro: Novos repertórios, no Paço da Liberdade

Quinta-Feira, 07 de julho de 2011.

Riscado | 2010, cor, 85 min., 1080p.> XGA | Direção de Gustavo Pizzi

 

Mostra Jean Rouch, na Cinemateca de Curitiba

Domingo, 03 de julho de 2011.

Jean Rouch, engenheiro de Pontes e Estradas, descobre a etnografia no Níger. Durante sua segunda estada na África, ele faz a decida do rio Níger e se interessa nos Songhay, nos quais se torna um especialista incontestável. Depois, vem sua paixão pelo cinema, que lhe fornece um novo método de estudo. Influenciado pelo Surrealismo, os trabalhos de Marcel Griaule em território Dogon e seduzido pelas regras essenciais da inspiração e da intuição, ele capta, filma a evolução do continente africano e da sociedade francesa. Sua escrita cinematográfica influenciará a geração de cineastas da Nouvelle Vague.